Representando os agentes de saúde da Prefeitura o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis, Semião Pereira, participou no último dia 02 de setembro na Justiça do Trabalho de Mafra, de uma importante audiência. O Sindicato peticionou na Justiça do Trabalho adicional de insalubridade de 20% para os agentes comunitários de saúde, com efeito retroativo aos últimos cinco anos. O Sindicato entende que os agentes têm esse direito, pois estão expostas as mais diversas doenças quando em visitas domiciliares. Trata-se dos agentes biológicos.
Do outro lado, representando a Prefeitura, compareceu o secretário de administração e finanças, Ernani Carlos Martineschen e a procuradora do municÃpio, Ana Elisa Paes Decomain Soethe. O juiz do trabalho propôs conciliação, mas restou rejeitada pela Prefeitura. Segundo a advogada Ana Elisa, o prefeito não a autorizou a formalizar acordo.
O juiz do trabalho designou perito técnico para produzir laudo, concedendo prazo de 90 dias. Rogério Ziehlsdorff vai fazer o laudo pericial, por determinação da justiça.
“Esperamos que essa perÃcia aponte a necessidade dos agentes de saúde receberem o adicional de insalubridade, pelos riscos diários que enfrentamâ€, explica o presidente Semião.
