Uma história de superação foi o tema do quadro Bom Exemplo, do Jornal do Meio Dia, da rede Ric Record de televisão. Mário César Jankovski tem os movimentos motores comprometidos por causa de uma paralisia cerebral. Ele expressa na pintura o que muitas vezes não consegue contar com as palavras. Mário é fonte de inspiração para os alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaiópolis.
Mário tem dificuldades de locomoção, mas nem por isso deixou de sonhar. Segundo uma das professoras, Mário perdeu sua mãe e estava morando com um de seus irmãos numa casa no interior. Ele apresentava sinais de depressão, segundo uma professora de artes da Apae.
“A partir da pintura ele encontrou alegria para continuar vivendo”, disse a professora. Há seis anos Mário expressa os sentimentos do coração através da arte. O artista realiza pintura em telas e conta com a ajuda da professora. O primeiro quadro pintado por Mário é a fachada da casa onde vive com seu irmão.
O talento do artista de 48 anos foi reconhecido e premiado em festivais de artes, promovidos pela Apae. Um dos trabalhos de Mário estampou a camisa do evento e o outro um cartão de Natal que circulou o Brasil. O artista também compartilha tudo o que sabe com alunos do ensino regular. Mário também é inspiração para outros alunos da Apae, que também realizaram pintura em telas.
Atualmente uma professora voluntária acompanha Mário, mas ele faz tudo sozinho desde abrir as tintas até deslizar os pincéis nos mais delicados traços. Segundo o artista, a pintura representa a sua vida.
