Dia 18 de outubro a comunidade de Rio da Anta no município de Santa Terezinha foi palco de uma importante e decisiva audiência pública.
Com o salão totalmente lotado, onde muitos tiveram que ficar em pé devido a grande quantidade de pessoas e lideranças políticas que lá compareceram travando uma grande e histórica batalha para decidir por onde o asfalto deveria sair.
Havia forças politicas querendo que o asfalto saísse por Papanduva, passando pelo Craveiro, Duque de Caxias e Papanduva e também tinham algumas pessoas interessadas que saísse em Monte Castelo.
Se o asfalto saísse por essa estrada, Itaiópolis não teria benefício nenhum, porque iria sair na Br-116. Havia na audiência, quatro deputados estaduais, sete prefeitos e mais de 30 vereadores. Todos se apresentavam e diziam que as discussões ficariam para mais tarde, onde teria a palavra livre para quem quisesse se manifestar e devido ao horário adiantado.
Porém o prefeito de Taió pediu a palavra e foi determinante, dizendo que já existia um projeto de Santa Terezinha até a ponte do Ruthes, que quando sair esse asfalto terá que ser por ali, que é um trecho mais curto e atenderá toda a região e ele representa uma associação lá de 28 municípios e como a Tyson tem mais ou menos 40 aviários em Taió e a possibilidade de aumentar naquela região, em Rio do Campo e Santa Terezinha é muito maior, talvez o discurso do prefeito de Taió, tenha sido determinante, para decidir finalmente por onde deverá passar o asfalto.
Na ocasião, falou também o presidente da cooperativa CRAVIL, dizendo que não interessava o asfalto em outra localidade a não ser essa. Algumas pessoas foram contrárias, mas não tiveram coragem de se manifestar devido à quantidade de pessoas que estavam lá e a maioria acabou concordando.
Na última sexta-feira teve uma reunião em Taió, onde o secretário de estado, Valdir Cobalchini, finalmente autorizou a fazer a licitação do projeto, para sair ainda este ano o asfalto da ponte do Ruthes até Volta Triste. Desta forma Itaiópolis também será beneficiado.
