Comissão municipal de estatísticas agropecuárias (Comea) realiza levantamento sistemático da produção agrícola de Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 09/09/2013 - 16h45

Aconteceu na última quinta-feira, 29 de agosto, na Prefeitura Municipal de Itaiópolis reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias. O objetivo foi avaliar os dados da produção agrícola do município, atualizar números da última safra e os prognósticos para a próxima safra,  dos principais produtos cultivados.

Participaram do encontro engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal, o extencionista rural Enio Frederico Cesconetto representando a Epagri; ainda esteve presente o coordenador regional de agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Edmilson Balduino Marinho Junior, o representante do CEPA-EPAGRI (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri) – Getulio e os representantes da empresa Big Safra (Marcelo Ferreira) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis (Helio Hack).

Conforme levantamentos atualizados na reunião, dentre os produtos mais cultivados no município destacam-se a soja com área estimada para próxima safra em 19 mil hectares,   e uma produção de 62.700 toneladas; o milho com uma área estimada em 6.000 hectares, com produção prevista em 54.000 toneladas, seguida pelo feijão que deverá ocupar uma área de  1.200 hectares com  produção prevista de 2.520 toneladas. Ainda destaca-se a cultura de fumo ocupando uma área de 6.500 hectares, com produção estimada em 16.250 toneladas.

Nesta reunião também se efetivou os números previstos para a cultura de trigo, que ocupa atualmente uma área de 1.500 hectares, com previsão de produção entorno de 4.800 toneladas, e a cultura de cevada, ocupando 150 hectares, com produção prevista de 495 toneladas, culturas estas que podem ter sido afetadas em suas produtividades, pelas geadas ocorridas nos últimos dias, as quais serão reavaliadas na próxima reunião do Comea.

Estas reuniões também objetivam unificar números, que relacionam área e produção de todos os municípios no país, com isto oferecendo tanto ao IBGE, quanto aos interessados dados atualizados e o mais próximo da realidade possível, que servem para tomadas de decisões ligadas ao meio rural.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.