Executivo apresenta reformulação do plano de carreira do magistério público

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 30/09/2011 - 20h08

Depois de muita pressão, luta e união, por parte de professores e especialistas em educação do município de Itaiópolis, aconteceu no final da tarde da última quinta, 29 de setembro, no salão nobre da Prefeitura Municipal, a primeira reunião de trabalho do plano de carreira, cargos e salários dos profissionais do magistério público municipal.

A reunião registrou a presença do prefeito do município, de professores, da vereadora Marlete Arbigaus (PP) e da equipe da Universidade do Contestado (UnC) que elaborou o plano. A UnC coordenou o trabalho, juntamente com membros da administração municipal e, na opinião da secretária de educação, o plano ficou justo.

A equipe da UnC apresentou a proposta do novo plano de carreira, que na verdade apenas consiste na reelaboração do plano já existente no município, para o magistério. A reunião não tratou de reajuste salarial, mas exclusivamente do plano de carreira, cargos e salários.

A equipe da UnC explicou aos educadores que fez o levantamento de dados, pesquisa na legislação e buscou informações de outros municípios da região, que adotam as mesmas normativas.

O plano de carreira do magistério público de Itaiópolis já existe desde 2003, mas somente agora está sendo reelaborado.

Na ocasião, a equipe que trabalhou na readaptação do plano apresentou aos professores a progressão horizontal e vertical.

O plano prevê a progressão salarial de 5% a cada dois anos. A proposta apresentada também contempla ascensão de 18%, 25% e 30% de acordo com a apresentação da titulação acadêmica dos docentes (pós, mestrado, doutorado). Os valores percentuais apresentados incidem diretamente no salário base do profissional. O plano contempla apenas professores e especialistas em educação do município.

De acordo com a secretária de educação, a reunião não tratou de reajuste salarial, mas para tentar melhorar o que já existe. Hoje, por exemplo, com aprovação do novo plano, um professor iniciante deve receber R$ 1.460,00 e mais a progressão de R$ 70,00, a cada dois anos. O plano inicial, ainda a ser discutido, tem 92 artigos.

A equipe da UnC entregou uma copia do plano aos diretores das Escolas, para que os demais professores tomem conhecimento, analisem,  e sugiram as modificações necessárias. O prazo para a entrega das sugestões vai até a próxima quinta, 06 de outubro.

Todas as propostas serão analisadas. Houve discussão sobre a redação do plano. Mas a equipe explicou que não é o formato original e que ainda pode ser alterado, de acordo com as necessidades e a realidade do município. O plano, se aprovado pela Câmara de Vereadores deve entrar em vigor a partir de janeiro de 2012.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.