Florada da pêra e maça pode se transformar em alternativa de renda para apicultores de Monte Castelo e região

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 17/09/2010 - 23h19

Através de uma parceria entre a Cooperativa dos Fruticultores do Planalto Norte Catarinense – (Cooperpomares), Secretaria da Agricultura de Monte Castelo, Epagri e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, foi realizado no último final de semana de agosto um Curso de Apicultura em Monte Castelo. Neste curso foram tratados assuntos como: novos enxames,  transporte de caixas, produção de mel, geléia real, própolis e manejo geral do apiário.

O curso teve uma parte teórica e depois a prática no interior de um pomar de pêra que estava em plena floração, de propriedade de Waldemiro Bueno de Oliveira, na localidade do Rodeio Grande.

“Já se sabe que as abelhas desempenham um importantíssimo papel na natureza, e para que os pomares tenham uma boa produção e qualidade de frutos as mesmas tem uma função essencial através da polinização”, explica Tissi, Extensionista Rural da Epagri de Monte Castelo.

Como em Monte Castelo neste período os pomares de maçã e pêra estão em plena floração é por isso se ressalta a importância do curso neste momento, pois além da função das abelhas no pomar, pode ser mais uma fonte de renda ao agricultor. “Hoje na maioria dos pomares é feito o aluguel de caixas” comenta o engenheiro Agrônomo Ricardo Costa, assistente técnico da Cooperpomares.

O Curso foi realizado por Ênio Frederico Cesconeto, Extensionista Rural da Epagri de Itaiópolis, e apicultor desde 1983 e com grande experiência, além de ministrante de palestras em vários eventos apícolas nacionais.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.