Na tarde da última sexta-feira, 11 de outubro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis (STR) aconteceu mais uma entrega de notebooks para produtores de tabaco da empresa Souza Cruz. Nesta ocasião 45 produtores receberam os computadores. Participaram da entrega, além dos agricultores, o tesoureiro do STR, a gerente territorial da Souza Cruz Daniela Bressem Marques e os orientadores Sérgio Malinoski, Edenilson José Vudala, Clademir José Spagnol, Cassiano Geraldo Neudorf e Jaime Xafranski.
A iniciativa de inclusão já distribuiu dois mil notebooks a agricultores. O projeto Saber se desenvolve nos três estados do Sul e atinge 10,3 mil produtores integrados.
Os equipamentos, além de serem compartilhados pela famÃlia como meios de comunicação, também vão ser utilizados para acessar ferramentas de gestão e planejamento gerencial das propriedades rurais. Uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai proporcionar treinamentos de inclusão digital aos beneficiados pelo projeto.
A aquisição dos equipamentos é subsidiada pela parte do valor total do equipamento, cujo modelo é adequado as necessidades dos produtores. Para ter acesso a iniciativa, os produtores devem ser integrados a Companhia, terem feito, ou estarem programados para fazer o Programa Sol Rural (Segurança, Organização e Limpeza) e, preferencialmente, contarem com jovens na propriedade, que podem fazer uso do equipamento em suas atividades escolares.
O projeto Saber teve inicio em 2009 e até o final de 2013 vai ter distribuÃdo mais de 10,3 mil computadores a produtores integrados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A iniciativa integra a Plataforma Produtor Rural Sustentável que é desenvolvido junto aos seus 30 mil produtores integrados, com foco no desenvolvimento econômico, social e na preservação ambiental.




Isso é fácil de resolver!!! Para conectar vai-se utilizar a “internet digital via cabo” (rsrsrsrskkkkkk) prometida pelo sr. prefeito na campanha. O detalhe…digital via cabo…fala sério! E ele falou isso na campanha, tá gravado, nem sabe o que é digital nem tão pouco via cabo….
Muito interessante o projeto, inclusive o de dar acessibilidade ao produtor rural.
Mas fica a pergunta no ar, vai conectar a internet como? Com sinais de fumaça?
Sabido que nestas cidades as áreas rurais não são contempladas com banda larga e o sinal de celular normalmente é péssimo.
Parabéns pela iniciativa. Porém, fica aà uma incógnita: dê quê forma irão se conectar?
Seria via ” WI FI Ã MANIVELA”? Rsrsrs…
P.S. Pois é, porque quando viajo prá lá, até o sinal do celular falha… VERDADE!!!
Beijinhos nos corações de todos!
Mareshka Ruchinski