
Aconteceu na tarde da última segunda-feira (22), no pavilhão da Igreja Luterana de Itaiópolis, o primeiro encontro de lideranças e autoridades municipais para a construção do diagnóstico do município de Itaiópolis. Esse foi o primeiro, de muitos encontros que ainda irão acontecer até a conclusão do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Itaiópolis.
O evento foi realizado pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae) com total apoio da Prefeitura de Itaiópolis. O Plano Estratégico de Desenvolvimento é parte integrante do Projeto de Pólos Multissetoriais em áreas de baixo desenvolvimento Econômico, que compõe o Programa Nova Economia-SC.
O projeto foi idealizado para preparar um ambiente favorável ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios através do incentivo a criação e desenvolvimento de pequenos negócios, com a articulação de parcerias institucionais públicas e privadas. A reunião de trabalho iniciou as 15 e encerrou às 19 horas.
A reunião de trabalho com a participação de 38 pessoas foi conduzida pelo consultor do Sebrae Cristiano Pedrolli. O consultor iniciou o trabalho falando um pouco a respeito das atividades do Sebrae e enfatizou a importância de as lideranças construírem um bom diagnóstico do município para apontar os principais problemas e quais as urgências que precisam ser atendidas primeiramente.
Depois de explicar os objetivos e as intenções da reunião de trabalho, que visa mapear a realidade social e econômica de Itaiópolis, Cristiano dividiu os 38 participantes em quatro grupos temáticos. Seguindo uma metodologia específica, cada grupo ficou encarregado de mapear as fraquezas, ameaças, oportunidades e fortalezas de cada setor da sociedade como saúde, educação, cultura, meio ambiente, habitação, infraestrutura, economia, entre outras.
Depois de identificar os principais problemas e as carências do município, o Sebrae vai ajudar a elaborar projetos para captação de recursos ou soluções para sanar os problemas. Os projetos serão encaminhados ao governo estadual e federal, de acordo com a necessidade de cada setor.
Segundo Cristiano Pedrolli o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município de Itaiópolis é 0,75. Para fazer o diagnóstico os participantes usaram a matriz Swot – FOFA (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças).
Cada grupo ficou responsável por alguns dos vários setores da sociedade Itaiopolense e depois de muita discussão conseguiu levantar as principais Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Na oportunidade, os grupos formados pelas lideranças governamentais, da iniciativa privada e do terceiro setor suscitaram os principais problemas e as possíveis soluções, para melhorar as condições de vida e desenvolvimento da população Itaiopolense.
A abertura do evento foi feita pelo vice-prefeito José Heraldo Schritke, que também fez questão de acompanhar o trabalho de cada grupo temático. Nos próximos dias devem acontecer novas reuniões, para andamento do projeto.
