Mais agricultores deverão financiar terra pelo crédito fundiário

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 30/10/2010 - 01h46

Nesta última sexta-feira (29), 44 agricultores de Itaiópolis participaram no município de Três Barras da capacitação para acessar o programa nacional de crédito fundiário (PNFC). Com o aumento do valor a ser  financiado onde o teto máximo é agora de R$ 80.000,00, a UTE (unidade técnica Estadual) juntamente com a câmara setorial do crédito fundiário passou a exigir a capacitação dos novos beneficiários do programa. O encontro coordenado pela  UTE, FETAESC  e Sindicatos de trabalhadores rurais da região, reuniu mais de 120 novos proponentes à compra de terrenos rurais na região, onde tiveram a oportunidade de conhecer como funciona os prazos, juros, rebates  e acesso de outros créditos  produtivos na linha Pronaf.

Com essa capacitação os proponentes estarão sabendo que é um programa com subsídios, ou seja, dinheiro público aplicado e não poderá haver desvios, disse Ives Lopes assessor da Fetaesc. A propriedade a ser adquirida tem que se tornar produtiva e rentável, para dar capacidade de pagamento e a avaliação do terreno e do projeto será acompanhado pela Epagri, CMDR e Sindicato. Acir Veiga  presidente do STR de Itaiópolis que acompanhou  os novos proponentes, disse que os projetos são elaborados no Sindicato e a Epegri faz a parte técnica. Com o novo programa será agilizado a liberação do dinheiro para o vendedor através do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. O que chamou a atenção das autoridades no evento foi o expressivo número de jovens do meio rural se propondo a dar continuidade nas atividades do campo. Mais de 80% dos participantes são jovens e eles acreditam que no meio rural é o local ideal para se ter uma vida digna e o crédito fundiário é o primeiro passo para se estabelecer como agricultor e produzir alimentos na sua própria terra.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.