
“Estamos cansados de esperar. Chega de promessas políticas não cumpridas”. Essa é a frase que resume o sentimento dos moradores do Conjunto Habitacional Lucena, que esperam asfaltamento ou pavimentação das ruas há vários anos. Uma faixa foi colocada às margens da rua Francisco Daudt Loures, que é a principal via de acesso ao Cohab do bairro Lucena.
A faixa representa a indignação de parte dos moradores, que também estão insatisfeitos com discursos políticos a respeito do asfalto nas ruas do Cohab. Os moradores desejam saber, segundo a mensagem afixada na faixa, onde estão os recursos na ordem de R$ 272 mil que vieram através de convênio do governo estadual numa conta da Prefeitura do município.
O assunto foi tema de discurso na Câmara de Vereadores há cerca de um mês. Entretanto, os vereadores alegaram que a iniciativa de utilizar o recurso depende de processo licitatório da Prefeitura, ou seja, da vontade do prefeito atual em executar as obras.
A reportagem da Gazeta de Itaiópolis entrou em contato por telefone com o setor de licitação da Prefeitura de Itaiópolis. Segundo informações, até então não existe edital de licitação para execução da obra de asfaltamento das ruas do Cohab Lucena. Ainda, segundo o setor, a Prefeitura está verificando o caso. A verba também deverá ser usada para a revitalização do asfalto nas ruas do entorno do terminal rodoviário e para a instalação de quinze lombadas no perímetro urbano.
Os moradores em conversa com a reportagem, afirmam que estão se organizando e caso o problema não seja resolvido pela Prefeitura, realizarão um ato de manifestação em local a ser definido. Eles ainda definirão se farão bloqueio de uma via pública ou um protesto em frente ao Paço Municipal. O que os moradores querem é uma explicação do por que a obra de asfaltamento das ruas está paralisada.
Em 2012, a gestão municipal até iniciou a preparação da base para a aplicação do asfalto, mas o trabalho foi suspenso e as máquinas retiradas do Cohab logo depois das eleições de outubro. Hoje as vias encontram-se totalmente esburacadas e dificultam o tráfego de pedestres e veículos.

