
Na tarde da última segunda-feira (06), aconteceu no pavilhão da Igreja Luterana de Itaiópolis, o segundo encontro de lideranças e autoridades municipais para a construção do diagnóstico do município de Itaiópolis. Esse foi o segundo, de muitos encontros que ainda irão acontecer até a conclusão do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Itaiópolis.
O evento foi realizado pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae) com total apoio da Prefeitura de Itaiópolis. O Plano Estratégico de Desenvolvimento é parte integrante do Projeto de Pólos Multissetoriais em áreas de baixo desenvolvimento Econômico, que compõe o Programa Nova Economia@SC.
O projeto foi idealizado para preparar um ambiente favorável ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios através do incentivo a criação e desenvolvimento de pequenos negócios, com a articulação de parcerias institucionais públicas e privadas. A reunião de trabalho iniciou as 13 e encerrou às 17h.
A reunião de trabalho com a participação uma dezena de pessoas foi conduzida pelo consultor do Sebrae Cristiano Pedrolli. O consultor iniciou o trabalho falando um pouco a respeito do que havia sido feito no primeiro encontro, realizado no último dia 22 de abril. O consultor recapitulou as principais fraquezas, ameaças, oportunidades e fortalezas apontadas pelos grupos de trabalho em todos os setores da sociedade.
Depois de relembrar aos participantes os objetivos e as intenções da reunião de trabalho, que visa mapear a realidade social e econômica de Itaiópolis, Cristiano propôs a continuidade do trabalho, ordenando que os grupos anteriores fossem refeitos. Seguindo uma metodologia específica, cada grupo ficou encarregado de construir projetos para os setores de saúde, educação, cultura, meio ambiente, habitação, infraestrutura, economia, segurança pública, entre outras.
Os grupos elaboraram projetos levando em consideração o nome do projeto, meta, desenvolvimento, justificativa, objetivo estratégico, plano de ação, além de outros requisitos que foram devidamente respondidos. Os projetos serão encaminhados ao governo Estadual e Federal, de acordo com a necessidade de cada setor, sempre priorizando, segundo o Sebrae, as áreas que demandam de mais necessidade e urgência.
No primeiro encontro, para fazer o diagnóstico de cada setor do município os participantes usaram a matriz Swot – FOFA (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças).
Os grupos formados pelas lideranças governamentais, da iniciativa privada e do terceiro setor suscitaram os principais problemas e a busca por soluções, para melhorar as condições de vida e desenvolvimento da população itaiopolense. Nos próximos dias devem acontecer novas reuniões, para andamento do projeto.
