População lota a Câmara e quer CPI’s desde 2005

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 05/05/2014 - 20h37

Em mais uma seção concorrida no último dia 28 na Câmara de Vereadores de Itaiópolis, onde contou com a presença de vários manifestantes que participaram pedindo uma CPI desde o ano de 2005 da gestão do prefeito Ivo Gelbcke de todos os setores.

Na tribuna um vereador do bairro Bom Jesus, fez questão de dizer que é a favor da CPI e que contatou com a atual administração, dizendo que esta, encontra-se muito tranquila em relação a uma auditoria pública e que se alguém deve alguma coisa vai ter que pagar. Em alguns  cartazes, trazidos pelos manifestantes diziam: “a saúde apoia a CPI”  “queremos CPI no IPMI também” “CPI  JÁ” “queremos CPI do fundo complementar da assistência saúde” “da Câmara de Vereadores de Itaiópolis desde 2005”. Também foram solicitadas CPI’s nos setores de saúde, obras, assistência social, administração, licitação, RH, compras e cultura.

A saúde de Itaiópolis é referência para outros municípios da região, com cobertura 100% de ESF, como fica a população sem esse programa? Perguntou um vereador. Não são só os servidores da saúde que recebem gratificações, porque sempre a culpa é da saúde? Continuou questionando, procure saber o motivo e quais funções que estes funcionários exercem. O fundo municipal de saúde alavancou suas receitas de menos de um milhão de reais em 2005 para quase  6 milhões em 2013! Quem fiscaliza o sindicato dos servidores públicos? Para quem ele presta conta? Queremos CPI lá também leu o vereador nos cartazes. Como ficarão os servidores públicos sem planos de saúde, sem o SUS? Pois o fundo complementar de assistência a saúde  acabou sem o menor auxilio prestado aos seus servidores, tem que investigar! Doa a quem doer! Disse um vereador.

Outro vereador na tribuna também favorável a CPI, lembrou que desde o prefeito Ivo, já no primeiro ano de mandato, já veio denúncias de irregularidades, naquela época, já aconteceu uma CPI e constatadas as irregularidades, a Câmara tinha o poder de afastar o prefeito, na época era só começo de mandato, mas não o fez.

Já um vereador que atuava naquela gestão, disse que foi entregue a documentação da conclusão da CPI  ao Ministério Público onde o promotor analisou e pediu a cassação do prefeito da época, Ivo Gelbcke. O prefeito tinha 24 horas para entrar com recurso, assim o fez, voltando reassumir a Prefeitura.

Outro vereador falou que quando o atual prefeito assumiu, ao ir a Mafra com ele, apresentou um pessoal para fazer auditoria e assessoria de projetos dizendo que antes de começar a administrar o município ele devia primeiro arrumar a casa e saber como estava a situação; o prefeito achou que era muito caro e não compensaria e o resultado está aí, a Prefeitura com as contas estouradas. Comentou também que esteve presente em todas as audiências públicas onde teve prestação de contas. Explica que do quadrimestre de dezembro, a reunião foi em janeiro, o secretário Lauro e o controlador interno Hélio Dresseno, estiveram na Câmara com mais alguns vereadores e a questão da folha já estava em situação crítica, mas eles falaram que ia ser corrigida até o final de abril e isso não aconteceu e o prefeito já sabia que estava e iria trancar os convênios. O vereador registrou a presença dos motoristas de ônibus que tiveram cortadas as horas extras dos mesmos. O vereador falou porque que só alguns funcionários receberam a licença prêmio e denunciou que os cartazes usados na manifestação foram confeccionados em horário de trabalho e isso é proibido. O vereador leu alguns itens do plano de governo atual.

Outro vereador usou a palavra já falando o porquê da CPI e comentando dos números relativos à folha de pagamento dos funcionários que foram inclusive publicado na edição passada no jornal, comentou sobre estes números que estão acima do estipulado pela lei de responsabilidade fiscal e caso o prefeito não faça a adequação a partir deste quadrimestre, terá problemas. Disse também que não adianta dizer que é a Câmara de Vereadores que está fazendo as demissões e criando a CPI e explicou que uma CPI é uma comissão parlamentar de inquérito que vai fazer uma acareação de todas as contas, de todos, não só do prefeito atual, mas dos anteriores, também porque são funcionários públicos e falou que se a Câmara de Vereadores não criasse uma CPI, daqui a um mês os vereadores estariam coniventes com a administração pública municipal, sendo eles os responsáveis em fiscalizar o executivo.

Falou também que nesse dia como funcionário público professor, levou dois alunos para casa com o próprio carro, por incompetência que não se paga hora extra para os funcionários que trabalham até fora de hora, inclusive o pessoal da saúde que trabalha até os fins de semana e só ganha uma subvenção federal e falou que os funcionários devem cobrar atitude do prefeito municipal. Lembrou também que se cobrava do prefeito a cada quadrimestre o que ele estava fazendo para aumentar a arrecadação do município se não é óbvio que iria subir a folha, parabenizou a união do pessoal da saúde falando que assim o é na educação tendo um plano de cargos e salários e porque que já não foi feito nos anos anteriores para saúde? Parabenizou a manifestação com os cartazes, mas lembrou que deveria estar na frente a Prefeitura e não na Câmara de Vereadores porque o legislativo fiscaliza e são os vereadores que assinam os documentos para o Tribunal de Contas também. O vereador por fim falou: “vamos parar de ser taxativo, imperialista, eu mando eu sou prefeito…nós sabemos tem uma plaquinha em cima da mesa dele.

Mais um vereador falou que não querem CPI para cassar prefeito nem pra cortar gastos de ninguém, mas que seja investigado através de auditoria que já deveria ter feito quando assumiu e ele demorou para tomar essa decisão, deveria ter feito já no ano passado assim que o Tribunal de Contas o notificou e o vereador achou estranho os números que aumentaram na administração anterior em 2012 de 52.28% para 56,5%  acréscimo de 4,22%  em pleno ano eleitoral e ai deixou a bomba para o próximo prefeito, que por não ter experiência não observou e falou que o povo deve cuidar na hora de escolher seus gestores e representantes, que deve entrar sabendo e não entrar lá como se fizesse um curso e no terceiro ano dizer que já sabe ser prefeito. Agora não que seja tarde, mas é obrigado a tomar as atitudes extremas, ao contrario perderá ou deixará de receber recurso do governo do estado e da união, porque não tem a dita certidão negativa do Tribunal de Contas e tem um milhão e meio de reais disponível para Itaiópolis, sem precisar devolver.

Finalmente, outro vereador lembrou que hoje a arrecadação da Prefeitura já aumentou em mais de um milhão de reais e pergunta aonde está este dinheiro?   O vereador falou de um material que a Auto Pista estava cedendo para o município colocar nas ruas  através do mesmo, foi interditado pelo prefeito por motivos alheios a sua pessoa e o vereador presidente convidou o nobre vereador para retornar na Auto Pista para resgatar este material.

CPI da Saúde

Os vereadores, por unanimidade, resolveram instalar a CPI da Saúde, movidos pelas reportagens jornalísticas, respostas dos requerimentos de informações, vindo do executivo e pela explanação do secretário interino de Administração, na sessão do último dia 22/04, onde expôs a situação que se encontra a folha de pagamento dos funcionários da Prefeitura Municipal, valores ultrapassados pelo limite prudencial permitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, e preocupados com a perda de recursos financeiros para Itaiópolis e também pelas denuncias de pagamentos a funcionários da área da Saúde, como gratificações, licenças-prêmio, horas-extras, horas-plantão, sobre aviso e insalubridade de forma desproporcional, entre outras irregularidades, levaram a Câmara a instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para apurar tais fatos desde o ano de 2011 até a presente data.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Turbo

    É parece que o prefeito assinou um baita atestado ……… na sessão da câmara desta segunda feira ao afirmar que assumiu a prefeitura sem saber de nada da administração, não viu nada, no escuro. Apenas provou o que a maior parte do povo já sabia. Não estava e não está preparado para o cargo, parece alguém que conhecemos ex presidente da republica.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.