Rentabilidade, segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente foram os temas de seminário da Souza Cruz

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 17/09/2010 - 23h39

O seminário iniciou às 14h e teve o objetivo de orientar o agricultor no tocante a rentabilidade da produção, com o aumento da produtividade

Aconteceu no último dia 14 de setembro nas dependências da Sociedade Rui Barbosa, no bairro Paraguaçu, um seminário sobre produtividade e lucratividade. O evento foi promovido pela Souza Cruz e reuniu mais de 200 produtores de tabaco. O seminário iniciou às 14h e teve o objetivo de orientar o agricultor no tocante a rentabilidade da produção, com o aumento da produtividade. O seminário foi realizado também para mostrar aos produtores sobre a sustentabilidade do negócio. Temas como profissionalização do produtor, gestão financeira e excelência tecnológica também foram abordados no evento. O foco do trabalho desenvolvido pela Souza Cruz é educativo, visa respeitar a legislação vigente e construir junto aos produtores a consciência do equilíbrio no campo. A empresa visa através dos fumicultores elevar a produção do tabaco para 2.600 quilogramas por hectare plantado.

Fatores ambientais também foram abordados e são indispensáveis para a produtividade como, por exemplo, o clima, solo, planta e o manejo. Como contrapartida aos produtores, a Souza Cruz apresentou e realizou propostas técnicas através de análise do solo nas áreas a serem cultivadas. Segundo a empresa, o agricultor que por ventura ainda não fez a análise do solo pode procurar a Epagri do município. Outro aspecto importante abordado no seminário é a adubação correta do solo e o controle de “ervas daninhas”. Todos esses aspectos, apresentados no seminário, englobam a auto-suficiência e o equilíbrio financeiro dos produtores. É importante, saber aplicar os lucros da safra e reduzir o endividamento com insumos e até máquinas agrícolas. A Souza Cruz vem trabalhando e seguindo a risca o que determina o Decreto 6481, de 12 de junho de 2008, que proíbe a utilização de mão-de-obra infantil nas lavouras de tabaco.

A empresa exige que os agricultores apresentem a comprovação de matriculas dos filhos e a frequência escolar obrigatória até a conclusão do ensino fundamental. A Souza Cruz, através do seminário evidencia a parceria com sindicatos e órgãos para fomentar a capacitação e a geração do conhecimento ao homem do campo. A empresa mantém parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que oferta cursos de inclusão digital aos agricultores e aqueles que têm interesse podem procurar o Sindicato Rural de Itaiópolis, para fazer a inscrição. Outro ponto importante abordado no seminário é a utilização de Equipamentos de Proteção Individual para a aplicação de agrotóxicos na lavoura.

Hoje, já é uma exigência da empresa que o agricultor tenha um curso de boas maneiras na aplicação dos agrotóxicos (NR 31). A utilização de roupas apropriadas para a colheita do fumo enxuto e úmido também foram discutidas. A outra novidade debatida no seminário são os depósitos de agrotóxicos e a devolução das embalagens vazias. Até o ano de 2014 todo o fumicultor deve ter um depósito de agrotóxico. O depósito deve estar localizado a 30 metros de distância de qualquer local de circulação de pessoas ou depósito de alimentos, que esteja também a 30 metros de rios e a 50 metros de distância de nascentes. A partir de agora, é regra a utilização de madeira proveniente exclusivamente de reflorestamento (eucalipto), para a secagem (cura) do tabaco.

Em entrevista a Gazeta de Itaiópolis, o orientador da Souza Cruz Sérgio Malinoski disse que o seminário foi muito interessante, pois instigou a participação dos agricultores que fizeram vários questionamentos das leis que já estão sendo aplicadas. O evento encerrou por volta das 16h com coffee Break. Além de Itaiópolis, todas as microrregiões atendidas pela Souza Cruz através do território de Rio Negro – PR receberam os seminários que foram realizados nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

Ao final os agricultores receberam um panfleto com instruções dos assuntos abordados no evento. Foi registrada a participação do secretário da agricultura de Itaiópolis e de um extensionista da Epagri de Itaiópolis.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.