
O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Itaiópolis, Rogério Schmitz, que também é cunhado do prefeito atual, participou no último dia 09 de setembro da sessão na Câmara de Vereadores. Schmitz usou a tribuna da casa legislativa para prestar esclarecimentos referentes à sua pasta. O secretário compareceu na Câmara para atender a convocação de um vereador.
Rogério disse aos vereadores que a Secretaria oferece vários cursos gratuitos na área de cultura como, por exemplo, música, educação física e artesanato. Os cursos gratuitos são voltados à área da música como a banda marcial e coral. Esses cursos também têm abrangência em localidades do interior. A Secretaria também oferece cursos particulares, também na área de música.
O secretário Schmitz também disse que a Casa da Cultura apóia as atividades da Associação Polonesa do município. Ele também falou do centro de recepção de visitantes, que é um local para exposições culturais e comercialização de artesanato. O centro foi inaugurado em 2010 e até agora já registrou a visita de mais de 9 mil pessoas.
Schmitz também falou do cine cultura. Disse que alunos de várias escolas puderam assistir a exibições gratuitas de filmes. Disse que o atual governo propiciou a finalização do centro de tradição ucraniana, na localidade de Iracema com pintura de paredes, colocação de novos painéis entre outras.
O secretário também comentou a respeito do Promoarte e explicou as principais atividades desenvolvidas pela Casa da Cultura através deste programa. Schmitz também falou da agenda de eventos da Casa da Cultura até o final deste ano. Vários eventos estão programados.
Rogério também explicou e detalhou cada convênio que a Prefeitura de Itaiópolis mantém com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Falou de todos os recursos recebidos até então do Iphan e os valores de contrapartida do município. Segundo o secretário, a prefeitura dispõe de um arquiteto, para garantir a manutenção dos convênios com o Instituto.
O secretário também falou do andamento dos projetos de restauro de imóveis no bairro do Paraguaçu. Disse também que o projeto de requalificação do bairro está em fase final. Explicou que o projeto contempla toda a área tombada pelo patrimônio histórico.
Rogério também explanou sobre as atividades desenvolvidas pelo departamento do esporte. Ele detalhou cada atividade, inclusive os campeonatos municipais de futsal, além de outros esportes, realizados desde o inicio deste ano.
O secretário durante seu discurso, ao final, pediu ajuda dos vereadores para a aquisição de um ônibus para transporte de atletas e demais serviços prestados pela Secretaria. Ao final do pronunciamento o secretário Rogério foi indagado pelos vereadores e respondeu perguntas sanando as dúvidas dos edis.
Em nenhum momento, nem o secretário e nem os vereadores comentaram a respeito da Festa do Boi Ralado no Espeto. Ao que se sabe, não haverá festa neste ano.
