Servidores municipais são impedidos fazer curso de capacitação

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 29/04/2014 - 12h33

O prefeito de Itaiópolis Gervásio Uhlmann (PSC), através dos secretários da Educação e de Obras indeferiu solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis da liberação de servidores, para participarem de curso de informática básica.

Pensando em oportunizar capacitação e auto-estima do funcionário público, principalmente aqueles mais humildes, que praticamente desconhecem a era da informática e da internet, o Sindicato dos Servidores em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis está oferecendo curso de informática básica, para os servidores da Prefeitura que tiverem interesse e estiverem devidamente filiados no Sindicato.

Ocorre que, o curso acontece em dois dias consecutivos, com intervalo de aproximadamente 15 dias de um módulo para o outro. O curso é totalmente gratuito e o servidor que participar ainda recebe almoço, sem nenhuma despesa, nem para o Sindicato dos Servidores e muito menos para a Prefeitura. No total, serão seis dias de curso. Entretanto, com a intenção de impedir a qualificação da mão-de-obra e o acesso às novas tecnologias, a Prefeitura de Itaiópolis negou a dispensa dos dez servidores que manifestaram interesse em participar do curso. A alegação do executivo é o número limitado de servidores nos setores e a impossibilidade de contratação de novos funcionários substitutos, enquanto os efetivos estiverem em curso.

Na opinião do sindicato, todos precisam de oportunidade, independente da profissão que exercem, pois qualquer tipo de trabalho é digno e as pessoas certamente sonham em ter melhores condições de trabalho e consequentemente de vida

Aponta também o sindicato que de outro lado, comandando a mão-de-obra do executivo, estão os chefes e cargos do alto escalão, muitos deles recebendo remunerações exorbitantes, que ferem totalmente os princípios morais de uma sociedade democrática. Para se ter uma ideia das desigualdades sociais e salariais do município tome-se por base o poder legislativo.

Cita como exemplo, um servidor do legislativo que, recebeu a importância de R$ 33.753,69, relativo aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014. É claro, que além de seu salário mensal de R$ 5.100,94 nessa importância estão embutidas vantagens e direitos que o servidor possui legalmente. Seu único salário corresponde à mão-de-obra de pelo menos sete (7) trabalhadores que recebem (sobrevivem) com um salário mínimo nacional mensal.

O presidente do sindicato dos servidores municipais finaliza apontando que “…esse é apenas um exemplo da realidade sórdida em que vivem o restante dos funcionários públicos municipais de Itaiópolis. Outros exemplos de desmandos e de afronta aos princípios da moralidade e da inteligência do itaiopolense estão acontecendo na Secretaria Municipal da Saúde. Mas, no entanto, essa análise pormenorizada ficará para uma próxima oportunidade”. Concluiu.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Dipsi

    Esse prefeito é do PT ?

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.