Contratação de profissional!

Publicado por João Ricardo Zimmermann - 10/04/2016 - 22h49

Como-criar-um-plano-motivacional-para-sua-equipeAtualmente, temos uma vasta oferta de profissionais, consultores sedentos por oferecer seus serviços, como formações, metodologias e preços totalmente diferenciados. Se analisarmos criticamente, tendemos a contratar aqueles mais conhecidos no mercado, ou melhor, as consultorias mais conhecidas no mercado, nas quais também observamos muitos consultores autônomos que prestam serviços para as mesmas. Enfim, estamos no meio de um turbilhão de oportunidades, serviços oferecidos, variedade em preços e com cada vez menos tempo para escolher um fornecedor, ai está o desafio!

Como ser ágil e eficiente escolha de um profissional?

Leia também: Coaching: como contratar parte 1?

Em função do dinamismo deste contexto, muitos profissionais enfrentam este desafio redobrando a atenção e capacidade de análise quando selecionam consultores para trabalhar diretamente com o desenvolvimento das pessoas. Afinal uma contratação equivocada, prejudica o colaborador envolvido, a empresa no qual ele atua e toda a cadeia produtiva no qual está inserido, em especial o cliente, que é quem irá receber os serviços desenvolvidos pelas pessoas!

Como todos nós estamos com pessoas o tempo todo, seja de uma forma ou de outra, tenho aprendido a tirar vantagens deste convívio desde que passei a observar o comportamento humano em todo o contexto, processo este que acaba acontecendo automaticamente, ou seja, sou capaz de identificar um bom profissional “de longe” e utilizo muito meu “feeling” profissional e pessoal para selecionar pessoas e profissionais para compor, estamos no meio de um turbilhão de oportunidades, serviços oferecidos, variedade em preços e com cada vez menos tempo…

Apenas uma formação rápida em Coaching não habilita ninguém a atuar como profissional da área.

Leia também: Coaching: como contratar parte 2?

Automaticamente as empresas observam seu comportamento na forma de se apresentar, como se colocam e como se relacionam no contexto com as pessoas ao redor, afinal consideram que “somos nossos próprios cartões de visitas”, não é mesmo? Demonstramos quem somos através do como nos posicionamos e nos relacionamos nas situações cotidianas, e precisamos estar atentos a isto.

Na minha visão, o profissional de Coaching, não é um simples consultor, por isto requer uma análise mais criteriosa no processo de selecionar quem contratar, isto porque estamos contratando um consultor para ajudar um profissional a entender o que esperam dele e a organização/ contexto no qual está inserido. O Coaching deverá ajudá-lo neste desafio do século XXI, entender o contexto e como ele interage com os desafios deste contexto, por isto considero que um profissional de Coaching precisa ter formação e experiência na área de Humanas, entender e gostar de “gente” e ter uma excelente visão do mundo empresarial e social no qual estamos inseridos.

Leia também: Coaching: como contratar parte 3?

Ao contratar um profissional de Coaching as empresas levam em consideração alguns aspectos imprescindíveis, que estão citados abaixo, somados a capacidade profissional de flexibilizar a proposta, metodologia e etapas do processo de acordo com as variáveis organizacionais que podem acontecer durante a condução do processo. Vamos a elas:

  • Experiência profissional
  • Formação Contínua
  • Experiência na condução de processos de Coaching
  • Preocupação genuína com desenvolvimento de pessoas
  • Metodologia
  • Ambiente para atendimento do profissional
  • Cumprimento do Contrato e Prazos
  • Relação Custo x benefício

Com tantos profissionais disponíveis, precisamos sim pesquisar o histórico e a experiência do profissional que vamos contratar e pedir para ele indicar pessoas/empresas que conhecem seu trabalho e que se sentem confortáveis para dar referências sobre o mesmo. Existe uma tendência de alguns gestores indicarem o Coaching para líderes de suas equipes, para desenvolver competências nas quais eles, como gestores de pessoas que são, podem apoiar o desenvolvimento e aprimorar a sua relação de gestor com os líderes de suas equipes, tendência a terceirizar o processo de gestão de pessoas.

Gostou do conteúdo? Tem algum comentário? Envie suas dúvidas para contato@joaoricardocoach.com.br e eu terei o maior prazer em respondê-lo. Não perca!

Quer se tornar um profissional de exito?

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.

 Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:

 joaoricardocoach |  joaoricardocoach

Um forte abraço e fiquem com Deus!

João Ricardo Leader Coach

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.