Estilingue: esporte, brincadeira ou arma? Assunto é polêmico em Riomafra

Por Everton Lisboa (Click Riomafra) - 29/09/2020

Moradores de Rio Negro-PR e Mafra-SC estão divididos em uma discussão polêmica: o estilingue deve ser considerado um esporte, brincadeira ou arma?

Em maio deste ano os vereadores mafrenses aprovaram o projeto de lei nº 47/2019 que reconhece o estilingue como esporte e lazer no âmbito do município de Mafra. O autor do projeto é o vereador Adilson Sabatke.

Na ocasião o vereador afirmou que a modalidade vem sendo resgatada por todas as gerações, jovens, adultos e idosos no município de Mafra. O esporte incentiva uma prática saudável, buscando a preservação ambiental com a conscientização da prática sem ferir seres vivos. Além disso, a modalidade abrange esportistas de todas as idades, portadores de necessidades especiais.

Na época o assunto gerou polêmica em Mafra e também em Rio Negro. Muitos cidadãos não aprovaram a ideia. O assunto voltou a polemizar nesta segunda-feira, quando o Click Riomafra noticiou que um trabalhador foi atingido por pedras lançadas por um estilingue:

Na sexta-feira (25), por volta das 23h30, a Polícia Militar de Mafra se deslocou até a Rua João Batista Pigatto, no bairro Jardim América, onde um homem de 46 anos de idade relatou que trabalha como vigilante particular e quando fazia rondas de motocicleta naquele local foi atingido por duas pedras atiradas com um estilingue por um morador, resultando em lesões corporais na boca, tendo inclusive três dentes quebrados. O referido homem foi orientado e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para ser medicado, sendo lavrado o Boletim de Ocorrência.

Nas redes sociais diversas pessoas comentaram a notícia. “Teve projeto de lei na câmara liberando ou normalizando o estilingue. Precisamos lembrar dele”, citou um internauta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com a lei aprovada, fica proibido o uso do objeto de estilingue em atividade nociva à flora, à fauna, como maus-tratos aos animais silvestres e domésticos, conforme lei federal nº 9.605/98 (lei de crimes ambientais). E também proíbe o uso do objeto esportivo estilingue em atividades prejudiciais ao ser humano, precipuamente à integridade corpórea e à saúde, em consonância com a lei federal nº 10.406/2002 (código civil). Os participantes da modalidade devem se inscrever em associações e portar a carteira de associado para o translado do equipamento.

Defensores do esporte também comentaram e afirmaram que não se deve confundir o esporte com atos de violência. Um dos comentários favoráveis ao uso do estilingue como esporte citou:

Em Mafra já foram realizados torneios de estilingue. O Ginásio de Esportes da escola Mário de Oliveira Goeldner, por exemplo, recebeu em dezembro de 2019 cerca de 50 atletas de Mafra e região para o 2º Torneio da Cidade de Mafra de Estilingue. Em abril do mesmo ano o evento também reuniu vários esportistas da modalidade na primeira edição.

O torneio foi promovido pelo Grupo Mafrense de Estilingue Esportivo, com apoio do Departamento de Esportes do Município/Secretaria Municipal de Educação, Rilex Calçados e EMEB Mário de Oliveira Goeldner. O objetivo do evento foi o reconhecimento do estilingue como um esporte profissional.

GRUPO CONHECIDO INTERNACIONALMENTE

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O presidente do grupo, José Carlos Wegrezinovski, explicou na época que a entidade iniciou atividades em 2018, com a finalidade de formar atletas de alto nível para competições no exterior. “Embora o grupo mafrense tenha apenas dois anos ele já é conhecido internacionalmente, mais do que no Brasil”, declarou exemplificando: “Em torneio na Espanha, em agosto deste ano (2019), Mafra conseguiu o primeiro lugar em equipe e o segundo lugar em disparo de precisão individual, na pessoa de José Carlos Wegrezinovski, entre mais de 140 atletas representando 7 países. Em novembro, na China, atletas associados ao Grupo Mafrense conquistaram 3º lugar em equipe”.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESTILINGUE

Em diversas cidades brasileiras o estilingue foi reconhecido como esporte recentemente. O esporte possui a Confederação Brasileira de Estilingue que possui regras básicas para efetuar disparo com o objeto. Confira:

Regras básicas para efetuar disparo com o estilingue

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Pra quem não sabe o estilingue já é reconhecido como modalidade esportiva através de leis municipais em várias cidades do Brasil. No estado do Mato Grosso é reconhecido em todo o estado através de uma lei estadual.

    Eu acho que a população deve focar mais na corrupção que assola o país, e procurar conhecer melhor o estilingue esportivo que já é modalidade esportiva profissional na maioria dos países do mundo, e também será aqui no Brasil.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.