A “Gazeta de Itaiópolis†entrevistou na tarde de sábado, 19 de março, o jovem empreendedor Eduardo Kazmierczack Neto, de 27 anos, que é natural de Itaiópolis. Filho de Soeli Terezinha e Mauro Kazmierczack, o rapaz está fazendo sucesso e despontando para novas oportunidades de trabalho no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Numa conversa descontraÃda, na entrevista, Eduardo disse que todo o seu êxito no mercado empresarial é oriundo de muito esforço e dedicação ao estudo, tanto em cursos pré-vestibular quanto na academia – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conta o empresário, que durante a sua passagem pela UFSC obteve bolsas de incentivo a pesquisa, e na época fez contato com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), onde também conquistou uma bolsa para alavancar pesquisa acadêmica.
Eduardo explicou que foram vários estágios, por diversas empresas e tudo o que aprendia na Universidade sempre tentava aplicar no mercado de trabalho. Ainda na Universidade, Eduardo e mais dois amigos tiveram contato com uma empresa de Vitória (ES) que apresentou um software inglês denominado Preactor. O programa, segundo Eduardo faz todo o seqüenciamento de produção de uma empresa. Segundo ele, o primeiro cliente de sua empresa foi uma empresa gaúcha que adquiriu o programa e a empresa Accera de Eduardo fez a implantação do sistema. Segundo Eduardo, existem mais de 400 empresas no mundo que trabalham com o Preactor.
A Accera formada por três sócios, inclusive com cotas do Itaiopolense, se destacou entre as cinco primeiras do mundo em vendas do programa e sucesso na implantação. De acordo com Eduardo, o sucesso credenciou a Accera em receber a visita de um representante Inglês da Preactor, que colaborou num evento realizado no Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (23). Após a captação do primeiro cliente, os negócios da Accera foram expandindo. Tudo isso é fruto de muita pesquisa acadêmica, onde, inclusive, Eduardo teve um dos projetos aprovados pelo CNPQ.
Devido à demanda crescente de clientes, a empresa vai mudar a sede de Canoas para São Leopoldo, onde funciona um parque tecnológico. Em setembro próximo a Accera completa oito anos. Hoje são 40 funcionários. Os principais clientes da Accera estão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Para os jovens que estão cursando o ensino médio e pretendem ingressar na universidade Eduardo deixa uma mensagem: “Continuem com o estudo, sempre se esforçando na busca de novos conhecimentos e principalmente buscar a especialização na área de interesse. Quando participamos de estágios na universidade adquirimos novas experiências que vão valer para o mercado de trabalhoâ€, disse Eduardo Kazmierczack Neto, 27 anos, sócio da Accera.
