
A polícia militar de Itaiópolis, sob o comando do sargento Alnor Ribeiro, está trabalhando de maneira exemplar junto ao sistema de trânsito municipal. O objetivo da polícia é orientar os motoristas, mas, nem sempre, a informalidade vem ao caso. Às vezes é necessária a aplicação de notificações aos condutores. Durante o mês de outubro, segundo o comando da PM de Itaiópolis, 68 notificações de trânsito foram emitidas.
Em pelo menos 18 casos, os veículos acabaram sendo apreendidos. Conforme relatório da PM, as principais infrações cometidas no município de Itaiópolis são as de número 692 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração 692 do CTB diz respeito a deixar de efetuar o registro do veículo no prazo de 30 dias junto ao órgão executivo de trânsito. Ainda, conforme a PM de Itaiópolis, as demais infrações de praxe no município são as de código 518, que é o não uso do cinto de segurança; 545 que é o estacionamento de veículos sobre a faixa de pedestre; 554 que é estacionar o veículo em desacordo com a regulamentação; 501 dirigir o veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão; 736 dirigir veículo utilizando aparelho de telefone celular; 516 dirigir sobre influência de álcool.
Todas as infrações supra discriminadas são graves e gravíssimas e as multas variam de R$ 53,21 a R$ 957,00. Assim como a PRF e a PRE a PM de Itaiópolis faz o trabalho ostensivo e visa garantir a segurança e a vida dos motoristas e pedestres de Itaiópolis. Portanto, respeite as ordens emanadas das autoridades de trânsito e siga corretamente a sinalização do trânsito.
