Aconteceu em Mafra o encontro de dirigentes sindicais de trabalhadores rurais da região do planalto norte de Santa Catarina nesta última terça-feira (15), com o objetivo de discutir a pauta do Grito da Terra Brasil (GTB), que acontecerá no mês de maio em BrasÃlia. O encontro teve a coordenação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) onde as reuniões estão acontecendo em todas as micro-regiões do Estado para discutir e elaborar uma pauta com as principais reivindicações dos trabalhadores rurais a ser negociada com os governos no GTB.
De Itaiópolis foi solicitado à regularização fundiária pelo sindicato. O agricultor familiar encontra enorme dificuldade para regularizar sua propriedade rural, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Acir Veiga.
São terrenos de posse sem inventários, condomÃnios que não tem como desmembrar devido à lei vigente, dificuldades em encontrar os condôminos além do desconhecimento de como proceder pelos proprietários no caso de averbação de reserva legal e APPs. Com isto tudo os agricultores estão encontrando dificuldades para financiar custeio e investimento, fazer bloco de nota de produtor, comprovar atividade junto ao INSS entre outras exigências burocráticas.
O movimento sindical esta solicitando que o poder público assuma os custos de topografia e taxas de cartórios para beneficiar os agricultores familiares, e que a legislação seja menos burocrática para regularizar sua pequena área de terra.
