ACI de Itaiópolis participa de encontro sobre segurança Pública em Mafra

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 18/03/2011 - 15h40

Coronel da Polícia Militar - Paulo César Rodrigues, Delegado Geral da Polícia Civil - Dr. Aldo Pinheiro D’Ávila; Vice-Presidente Regional da Facisc para o Planalto Norte – Gilmar F. Schneider e Presidente da ACIM – Nereu Martins Carvalho.

A Associação Comercial e Empresarial de Itaiópolis (AEI – ACI), representada por Marcos Eugênio Cardoso, juntamente com o comandante da polícia militar de Itaiópolis sargento Alnor Ribeiro e também acompanhado do delegado de polícia da Comarca Lauro Langer Júnior, participaram na noite de quarta-feira, 16 de março, de uma reunião tratando do tema segurança pública no Planalto Norte Catarinense. O evento foi promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) em parceria com a Associação Empresarial de Mafra – ACIM e as demais associações empresariais da Regional. As entidades empresariais dos municípios entregaram um documento único às autoridades com as necessidades da região, reivindicando providências.

O evento aconteceu na sede da ACIM e reuniu cerca de 80 pessoas, entre elas presidentes e diretores das associações empresariais de Rio Negrinho, Itaiópolis, Mafra, Canoinhas, São Bento do Sul e Porto União. Entre as autoridades da Segurança Pública estiveram: o Coronel da Polícia Militar, Paulo César Rodrigues, o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Aldo Pinheiro D’Ávila, o Delegado Regional da Polícia Civil, Osmar Simplício, o Diretor do Presídio de Mafra, Ar. Airton Hammerschmidt, o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Mafra, Dr. Alicio Henrique Hirt e o secretário da 25ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, Wellington Bieleck. O secretário de Segurança Pública, César Grubba, estava confirmado e não compareceu ao evento devido a compromissos de última hora com o Governador do Estado. Ele solicitou que seja formada uma comissão entre as associações do Planalto Norte para ir a Florianópolis para uma audiência na secretaria.

Necessidades

Os municípios da microrregião II (Mafra, Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo), apresentaram entre as necessidades mais urgentes maior efetivo para as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militares. Polícia Militar e Polícia Civil solicitaram ainda novos veículos, pois os existentes se encontram em estado de sucata, em sua maioria. Houve ainda a solicitação de melhorias das Instalações da Delegacia da Mulher; reaparelhamento para a Policia Civil e Militar, desde coletes balísticos, até armamento adequado. Entre muitas outras situações levantadas.

A microrregião I formada pelos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho pediu urgência na construção de um presídio ou uma Unidade Prisional Alternativa (UPA) em São Bento do Sul.

A microrregião III, que compreende os municípios de Canoinhas, Três Barras, Matos Costa, Bela Vista do Toldo, Irineopolis e Porto União também fizeram levantamentos das necessidades de cada cidade que se aproximam muito das reivindicações da micro-região anterior.

Os representantes dos órgãos de Segurança presentes no evento colocaram a situação da polícia civil, polícia militar e corpo de bombeiros na região, elencando as dificuldades enfrentadas por estes órgãos. Também se colocaram à disposição para levar as reivindicações das associações empresariais ao secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba.

Discussões

Um dos pontos de discussão entre os municípios presentes foi o decreto aprovado que restringe a entrada de mais detentos no Presídio de Mafra. O presidente da ACI de Rio Negrinho, Mário Sérgio Zili Bacic e o diretor jurídico da ACI São Bento do Sul, Jonny Zulauf, repudiaram o decreto e pediram a revogação para o Ministério Público, enquanto o presidente da ACI Mafra apóia a medida.

O ponto comum é que a atual situação do Presídio Regional de Mafra deve ser resolvida emergencialmente. Hoje, as instalações do presídio estão preparadas para acolher 72 detentos, mas abriga 188 presidiários. O estado de superlotação e a estrutura física deficitária resultam em uma grande ameaça para a segurança dos mafrenses, já que algumas fugas; necessitando uma resolução urgente. Na ocasião, a Facisc e a Associação Empresarial de Mafra entregaram nas mãos do Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Aldo Pinheiro D’Ávila; uma moção contendo um relatório da atual situação do presídio e solicitando providências.

Saiba mais

Dentre as principais reivindicações do município de Itaiópolis, no que tange a segurança pública, é a aquisição de um veículo adequado para a polícia militar realizar o patrulhamento no interior do município. As justificativas são os mais de 2,5 mil quilômetros de malha viária de saibro bruto. Além do veículo, a PM necessita de novas motos, pois a frota existente está sucateada. A polícia civil solicitou uma viatura, mas segundo o Delegado Lauro Langer Júnior o pedido já foi feito há mais de um ano.

Segundo dados levantados pela Facisc nos últimos sete anos estão ocorrendo diminuição do efetivo policial nos municípios do Planalto Norte do Estado, inclusive em Itaiópolis. Aqui no município, por exemplo, em 2004 eram 17 policiais; em 2010 o numero baixou para 15 e atualmente são 14 homens. Pelo numero de habitantes, em Itaiópolis, o efetivo ideal seria de 18 homens, ou seja, hoje há um déficit de quatro policiais. Em Itaiópolis são 7.011 veículos em circulação e o numero de habitantes por policial é de 1.500. Em Mafra, por exemplo, a situação é diferente. O número de habitantes por policial é de 779.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.