Black-out em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 03/03/2011 - 21h45

Município ficou no escuro por mais de 08h. Fumicultores tiveram prejuízos durante a cura do tabaco pela falta de energia. Boa parte do setor agrícola foi prejudicada

Um assunto que deu o que falar no início do ano voltou a perturbar o município de Itaiópolis e ainda o que é mais grave, gerar prejuízos a agricultores e comerciantes. O problema das quedas constantes de energia elétrica em Itaiópolis continua acontecendo. Logo no inicio do ano houve problema semelhante em outros municípios da região e a Celesc, empresa que administra a distribuição de energia no estado alegou queda de vegetação sobre as redes de distribuição. Na última sexta-feira, 25 de fevereiro, o município de Itaiópolis sofreu um apagão geral.

O abastecimento de energia para todo o município foi interrompido por volta das 21h, e o sistema foi restabelecido somente por volta das 05h, de sábado (26). Foram mais de 08h, sem luz. Os setores mais atingidos foram da fumicultura, pois está acontecendo à cura de fumo nas estufas e também as agroindústrias e o comercio em geral. Alguns produtores que tiveram prejuízos recorreram ao Ministério Público local, para saber o que fazer nessa situação.

Segundo o MP, os agricultores devem solicitar um laudo pericial a um engenheiro agrônomo, para comprovar efetivamente as perdas. Os prejudicados com o apagão, munidos de laudos periciais podem ajuizar ação indenizatória contra a Celesc para reparar as perdas. O assunto também foi parar na Câmara de Vereadores de Itaiópolis. Na reunião de segunda-feira, 28 de fevereiro, dois vereadores trataram do assunto. Alcides Nieckarz (PSB) e Wilson Marciniak (PPS) encaminharam indicações aos responsáveis pela Celesc para que invistam no melhoramento do sistema de distribuição de energia, a fim de evitar esses tipos de transtornos e prejuízos.

A Câmara de Itaiópolis deve enviar nota de repudio a Celesc, pelos fatos. Outro fato que chamou a atenção dos parlamentares foi a não disponibilização de engenheiro agrônomo do executivo para a confecção dos laudos. Os procedimentos serão realizados por engenheiros particulares, que cobrarão o serviço dos agricultores. Segundo informações não oficiais, o problema que causou o interrompimento no abastecimento para Itaiópolis foi a queda de vegetação sobre a rede no km 9, em Mafra. A Gazeta contatou a agência regional da empresa, localizada no município de Mafra, para saber o que houve e o que a empresa vai fazer para melhorar o sistema de distribuição. Até o fechamento desta edição a Celesc não havia se manifestado.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.