Bucólico 07 de Setembro em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 10/09/2010 - 20h24

Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil; já raiou a liberdade no horizonte do Brasil!

Em cerimônia simples e com a participação ínfima dos Itaiopolenses, aconteceu no último dia 07 de setembro, terça-feira, solenidade alusiva aos 188 anos que o Brasil se tornou independente de Portugal. A solenidade cívica foi realizada em frente à Prefeitura, no centro e contou com algumas autoridades, alunos das escolas da rede pública de ensino, pais e professores. O evento teve inicio às 8 horas e durou pouco mais de meia hora. Por ser um evento solene e sintetizado, em frente ao paço municipal, ao ar livre, o barulho do trânsito pela Avenida Getúlio Vargas ocasionou ruídos e demonstrou que o feriado de 07 de Setembro, com o passar dos anos vai perdendo sua identidade.

No entanto, as comemorações em frente ao paço iniciaram com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e do município de Itaiópolis, que foram lançadas ao topo do mastro pelo prefeito Helio Wendt (PMDB), pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores Alcides Nieckarz (PSB) e pela secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Wielewski Linzmeier. A subida da bandeira foi acompanhada ao som do Hino Nacional, entoado pela maioria dos presentes.

Em seguida, seguindo o pequeno protocolo, a Escola de Educação Básica Virgílio Várzea (rede estadual de ensino), representada por quatro alunos, apresentou uma mensagem a pátria, que abordou as riquezas naturais do país, sua economia e a má distribuição de renda, além da corrupção de uma parcela dos políticos. A homenagem foi feita em forma de canção, por quatro estudantes, que utilizaram instrumentos de corda para complemento.

A Escola de Educação Básica Bom Jesus (rede municipal de ensino) também prestou homenagem ao dia da independência. O educandário foi representado por uma aluna, que proferiu a mensagem intitulada “Meu Brasil”. A escola Municipal Renascer, também foi representado pela aluna Fabíola Laudelino que fez a leitura de uma mensagem. Ela disse que é a primeira vez que participa de uma solenidade do dia da Independência. A estudante se mostrou orgulhosa em homenagear a pátria brasileira.

O Centro Educativo de Itaiópolis (rede municipal de ensino), representado por alguns estudantes prestou homenagem a 07 de Setembro. A aluna Ana Paula Lengoski fez a leitura de uma carta de homenagem à passagem dos 188 anos de independência do Brasil. Uma dupla de meninos da escola, apresentou em forma de jogral um retrato da contemporaneidade do país, com sua riqueza cultural, suas divergências, economia, imoralidade política entre outras. Os garotos arrancaram aplausos do público.

O prefeito municipal também foi convidado a discursar. Ele apresentou uma mensagem de esperança, onde enfatizou que as crianças são os responsáveis pelo futuro do país e do município. Wendt desejou bom feriado aos presentes. Foi registrada a participação do vereador peemedebista Michel Silveira. Para encerrar a solenidade, o público acompanhou o Hino da Independência.

Data fragmentada

Há muito, o dia 07 de Setembro no município de Itaiópolis não recebe uma homenagem condizente a história de “desprendimento” de um país Europeu, que levou boa parte das riquezas da terra Brasileira, principalmente a madeira e minérios. A data em que se comemora a independência do Brasil era festejada em Itaiópolis com a imensidão de desfiles cívicos, com a participação de centenas de alunos de escolas públicas, além dos “batuques” da fanfarra municipal. Nós últimos anos, a comemoração foi reduzida a simples solenidades do tipo: dia 07 de Setembro – não esquecemos; e os Itaiopolenses prestam sua modesta homenagem!

Pelo país

Em Brasília, capital federal, o dia 07 de Setembro de 2010, que se comemorou a passagem dos 188 anos de independência do país, iniciado em 07 de Setembro de 1822, as margens do riacho Ipiranga, em São Paulo reuniu milhares de pessoas. Na explanada dos Ministérios aconteceu desfiles cívico militar, com a participação do presidente da República, da primeira dama, das forças armadas e, desta vez, com um diferencial: a incrementação de movimentos culturais como, por exemplo, “rodas de capoeira”, os bonecos gigantes de Olinda (Recife – PE) e tantos outros. No Rio de Janeiro, aconteceram desfiles cívicos militares, com a participação expressiva dos cariocas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.