Cabeleireiro de Itaiópolis doa medula óssea

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 17/08/2012 - 16h49

O cabeleireiro de Itaiópolis Marco Antônio Minikovski, popular “Marcão”, no último dia 30 de julho realizou doação da sua medula óssea para uma menina de 9 anos. A receptora da medula de “Marcão” mora na Alemanha. Rebeka tinha leucemia e estava cadastrada na rede mundial de doadores e receptores de medula.

Rebeka veio ao Brasil acompanhado do pai e de uma tia. Tudo aconteceu no Hospital de Clínicas (UFPR), na cidade de Curitiba. A medula óssea foi extraída da coluna vertebral e o cabeleireiro passou por um procedimento cirúrgico.

Depois de receber a medula de “Marcão”, a doença foi curada e Rebeka vai levar uma vida normal na Alemanha, seu país de naturalidade. A medula do cabeleireiro Itaiopolense foi compatível 96% com a da garotinha Rebeka. “Marcão” também é doador de sangue desde 1982, época em que serviu a Aeronáutica.

“Isso tudo que aconteceu comigo é por Deus. É um sinal que Deus realmente existe”, disse o doador. “Marcão” explicou que em milhões de pessoas aptas a doar e receber ele foi o escolhido para a doação.

“Depois da doação no Hospital de Clínicas vi Rebeka ser trazida de maca do meu lado”, disse o cabeleireiro. Marcão também comentou a respeito da felicidade explicita no rosto do pai e da tia da menina. O cabeleireiro contou que recebeu um bolo no quarto em que estava. Sobre o bolo estava o número nove, que segundo a família de Rebeka, ela nasceu novamente aos nove anos de idade. A receptora recebeu a medula óssea de “Marcão” na hora, no Hospital de Clínicas.

O doador disse que a receptora já recuperou pelo menos 30% dos glóbulos vermelhos do sangue e está prestes a embarcar para a Alemanha e seguir lá sua vida normal. As doações de medula óssea, geralmente, acontecem no seio da família devido à compatibilidade e a aceitação do receptor gira em torno de 85%. Mesmo “Marcão” não sendo parente de Rebeka sua medula óssea foi compatível 96% com a receptora. Isso é uma das provas de que Deus existe.

“Marcão” conta também que o seu tipo sanguíneo é raro. O sangue AB – é encontrado em cerca de 3% da população. “Peço a população de Itaiópolis que se cadastre para a doação de medula óssea. É um ato que salva vidas. Existem várias pessoas que precisam diariamente de medula”, comenta o cabeleireiro.

“A leucemia é uma doença que mata e você pode evitar que crianças morram doando a sua medula óssea”, completa. “Marcão” está também levando sua vida normalmente. Ele já está atendendo seus clientes na Rua Nereu Ramos, no Centro.

- Publicidade -
6 comentários publicados
  1. Silvana Kutach

    Parabéns ao nosso conterrâneo pelo ato de se doar em prol ao seu próximo!
    Está é a prova que Deus existe..
    Também sou doadora, não dói nada….e acredite muitas pessoas precisam de cada um de nós!!

  2. Gerson

    Que o Patrão Celestial continue sempre a abençoar-te! Parabéns pelo alto grau de altruísmo que tu possui!
    Isso que é notícia boa, e que deveria ser divulgada cada vez mais em todos os rincões pelo mundo a fora.

  3. Sidinéia

    Que atitude maravilhosa!!! Um ser humano que merece todos os nossos aplausos.

    E concordo com vc Marry, precisamos de mais campanhas , pois tem muitas pessoas que seriam doadoras, mas as vezes faltam informações sobre como fazer o cadastro, onde fazer a doação e assim por diante.

    Que Deus te abençõe Marco!!!

  4. donizete bineck

    quero deixar meus parabens pela atitude deste cabeleireiro
    eu no lugar dele tambem faria o mesmo [deus que abençoe ele e esta menina }

  5. marry

    Muito bom, e peço para que façam mais campanha, pois a ultima vez que fizeram, quando cheguei não tinha mais material para coletarem, e não fizeram mais.Isso foi ano passado.

    “Pelo menos nessa campanha politica os candidatos poderiam fazer algo de bom, campanha de doação!
    DOAÇÃO DE VIDA”

  6. Ui

    Está aí um candidato bom, uma pessoa que doa sem querer nada em troca !

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.