A Câmara de Vereadores de Itaiópolis aprovou na última sessão ordinária, realizada na segunda, 22 de agosto, por oito votos favoráveis o veto do prefeito do Município ao artigo 6° do projeto de Lei número 25 de 2011, que autoriza o poder Executivo a contratar operação de crédito no valor de R$ 1.250.000,00 junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo – Sul (BRDE). Segundo a assessoria jurídica da Câmara de Itaiópolis, o veto ao referido artigo do projeto de lei conforme entendimento do Poder Executivo Municipal é contrário ao interesse público municipal, podendo o plenário da Câmara derrubar o veto com o quórum de maioria absoluta.
A comissão de Redação, Legislação e Justiça da Câmara também emitiu parecer conclusivo favorável ao veto do prefeito do município ao artigo 6° do projeto de lei. A votação foi realizada em escrutínio secreto, mediante cédula individual aos parlamentares.
A Câmara de Vereadores de Itaiópolis já tinha aprovado o projeto de Lei para a contratação do crédito pelo município junto ao BRDE. No entanto, o projeto recebeu emenda modificativa no artigo sexto, também aprovada – a emenda – pelo plenário da Casa Legislativa.
A emenda consistia na estipulação de prazo para a quitação da divida, sendo que não poderia ultrapassar o dia 31 de dezembro de 2012, ou seja, o último dia de mandato do atual governo. A idéia, em tese, dos vereadores não era autorizar o poder Executivo a deixar dívidas de herança ao futuro prefeito, que será conhecido nas eleições de outubro de 2012. No entanto, o atual prefeito entendeu que a emenda inviabilizaria o projeto junto ao BRDE, uma vez que o município não teria condições de saldar a dívida até o final do ano que vem. Sendo assim, o prefeito vetou o artigo que sofreu a emenda modificativa (artigo 6° do projeto original).
A Câmara teve que recuar e concordar com o veto do prefeito, que agora pode contratar o crédito para aquisição de maquinário. Afinal, os vereadores também não queriam cair no descrédito da população e serem os responsáveis em frear o desenvolvimento do município, principalmente com o crescimento do parque de máquinas públicas de Itaiópolis, que atualmente está praticamente sucateado.
O fato é controverso. Se a Câmara imaginava que o poder Executivo vetaria a emenda por que a propôs? O mais difícil foi ter de voltar atrás de uma decisão tomada, inclusive, pelo plenário da Casa de Leis.

Vereadores precisamos de:
1 ) Fomentar, incentivar a produção de leite. Trazendo para o planalto norte um grande laticínio para o recebimento e fabricação de derivados do leite, empresas como a Tirol , Cedrense, Perdigão e Aurora deverão construir novos laticínios em SC, Vamos conversar com essas empresas para instalarem-se no planalto norte.
2 ) Trazer para o planalto norte um frigorífico de carne de peixes, igual a COPACOL esta construindo em Nova Aurora no PR. Esse complexo industrial, que vai envolver abate, industrialização e comercialização, recebeu investimentos da ordem de R$ 15 milhões em recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e vai gerar 100 empregos imediatos no município. O frigorífico vai atender os mercados interno e externo. A capacidade inicial do frigorífico é abater e industrializar 10 toneladas de tilápias por dia e a meta é estender para 50 toneladas por dia em 2012. Com isso, a cooperativa irá buscar peixes em várias regiões do Estado, disse o presidente da Copacol, Valter Pitol . Inicialmente, o frigorífico irá receber a produção de tilápias de 150 piscicultores cooperados.
3 ) Fazer do planalto norte um grande pólo produtor de citrus para produção de suco e para o consumo in natura. Itaiópolis possui excelente clima para a produção de tangerinas e outras frutas citricas a exemplo do vale do Caú no RS. A empresa Fischer de Fraiburgo acabou de construir uma grande industria processadora de suco de laranja e limão na cidade de Videira, vai trazer laranja do PR e RS, esta faltando laranja em SC. Vamos Procurar a empresa Fischer e propor uma parceria para abastecer a nova fábrica. Ou ainda procurar outras empresa produtoras de suco em SP, oferecendo condições para instalarem-se no planalto norte.
4 ) Trazer para o planalto norte uma industria fumageira ou instalar um cooperativa de produtores de fumo, onde os próprios fumicultores beneficiariam e exportariam o fumo produzido na região. Hoje o lucro dessa atividade fica com as grandes fumageiras multinacionais.
5 ) Fomentar a produção de mel, como ocorreu no sul de SC, com a instalação de uma empresa exportadora de mel para a União Européia.
6 ) Pesquisa confirmaram recentemente que o planalto norte possui todas as condições para ser um grande produtor de maças, as variedades EVA e CASTEL GALA se adaptaram muito bem na região. Falta agora trazer para a região uma grande empresa produtora de maças como as empresas existentes na cidade de Fraibugo que trabalham no sistema de integração com pequenos produtores igual as empresas de fumo, são elas Agrícola Fraiburgo, Fischer, Renar , etc. Todas da cidade de Fraiburgo, vamos procurar essas empresas para fazer parceria na produção de maças.
7 ) Agora com a vinda da TYSON, AURORA E SADIA. é preciso que as prefeituras tenhão máquinas para fazer terraplanagem para os aviários e chiqueiros, abertura e empedramento das estradas, ajuda na perfuração de poços artesianos e caminhões apropriados para coleta e distribuição do esterco.
8 ) É preciso continuar negociando com a Sadia ( BRF ) a instalação do frigorífico de frangos em Mafra ou em Papanduva .Também com a Aurora a construção de frigorífico de suínos junto ao frigorifico de frangos em Canoinhas. A Sadia há dois anos atrás em Lucas do Rio Verde no Mato Grosso, inicialmente também tinha anunciado apenas um frigorífico de Suínos com investimento de 600 milhões, porém quando iniciaram as obras ocorreu uma forte mobilização na cidade, a prefeitura fez campanhas no rádio, jornais, distribuiu panfletos, o secretário da agricultura e sua equipe fizeram reuniões em escolas, salões de igreja, visitaram os produtores em suas casas e com essas ações apareceram centenas de pessoas interessadas em trabalhar no sistema de integração com a Sadia, ocorreu também uma grande mobilização política e da população solicitando para que a Sadia também construísse um frigorífico de frangos. Depois ainda quando a construção do frigorífico de suínos estava na metade a Sadia anunciou também a construção do frigorífico de aves, os investimentos em Lucas do Rio Verde já somam mais de 1 bilhão em um complexo agroindustrial com frigorífico de suínos e aves, gerando mais de 6.000 empregos diretos. O que a Sadia precisa é de mais incentivos, vai esperar pra ver se terá? produtores integrados suficientes. É preciso fazer uma grande mobilização em prol da Sadia, Aurora e TYSON. ? preciso que as prefeituras mostrem para os agricultores as vantagens lucratividade na produção de frangos e suínos. Negociar parceria com a Globo Aves para tornar o planalto norte um pólo produtor de patos e marrecos.
9 ) Fomentar a instalação de pequenas cooperativas de produtores rurais para industrialização artesanal de doces, compotas, geléias, conservas de pepinos e derivados de carnes como linguiças, salames, etc.
10) As grandes empresas instaladas em Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque, etc. deverão construir novas unidades em função do crescimento da demanda, porém na região em que estão instaladas não encontram mais mão de obra. Os municípios do Planalto norte deverão procurar Weg, Tigre, Tupy , Hering, Marisol, Malwee, etc , oferecendo incentivos para instalarem-se no planalto norte.
11) Negociar com a Perdigão ( BRF ) a Vinda do seu novo frigorífico a ser construído em SC, para Papanduva em parceria com a Master que devera ser construído ainda em 2.009, coincidindo com aliberação da carne de SC na União Européia e Japão.
12) Criar na região a Rota de turismo Ucraniana/Polonesa. Onde os visitantes conheceriam as cidades e os pontos turísticos dessas colonizações. A exemplo da rota da amizade ou do vale do vinho nos municípios do vale do rio do peixe no meio oeste de SC.
13) Trazer para região indústrias de biodisel que não usam como matéria prima a cana de açúcar.
14) Trabalhar junto as cooperativas Coperio e Cooperalfa, para que busquem alternativas para diversificar a produção regional, com outras culturas alem do milho e soja. Também é preciso agregar valor a produção, estas cooperativas deverão instalar fabricas de derivados do milho e da soja e ainda frigorifico de suinos e aves a exenplo das cooperativas do Pr e da copercampos em SC.
15) Asfalto da SC 477 ligando o planalto norte ao vale do Itajaí.
16) É preciso mais cursos de nível superior, com extensções da UNC, Univille ou UNOESC em todos os municípios. É preciso de faculdade publica gratuita com a instalação na região de um Campus da UDESC e ou UFSC.
17) É preciso centros de pesquisa e treinamentos da EPAGRI na região.
18) É preciso de mais escolas profissionalizante CEFETs , SENAI.
19) É preciso Hospitais que atendam doenças de media e alta complexidade, é preciso parar com o transporte de doentes para Florianópolis, Curitiba ou Joinville.
20) Organizar os produtores de pêra e citros de Itaiópolis no sistema de cooperativa com a instalação de uma unidade de Armazenagem com câmara, maquinas para classificação, embalagem e estrutura para comercialização.
21) Agendar e organizar viagens, visitas de agricultores para conhecer pólos produtores de outros produtos agrícolas no estado. Principalmente viagens para conhecer e fazer contato com compradores no CEASA de Curitiba e CEAGESP em São Paulo.
Mais Sugestões:
1 ) CRIAÇÃO DE UM DISTRITO INDUSTRIAL COM TODA INFRA-ESTRUTURA PARA INSTALAÇÃO DE NOVAS INDUSTRIAS.
2 ) CRIAÇÃO DE UM PARQUE DE EXPOSIÇÃO, PARA A REALIZAÇÃO DE FEIRAS E FESTAS.
3 ) AUXILIAR, ESTIMULAR OS PRODUTORES RURAIS NA COLOCAÇÃO DOS NOVOS AVIÁRIOS NO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO COM A TYSON.
4 ) PREFEITURA DEVERA POSSUIR UMA PATRULHA AGRÍCOLA MECANIZADA ( TRATORES COM IMPLEMENTOS ) PARA A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES, COBRANDO SOMENTE O ÓLEO DIESEL DOS AGRICULTORES.
5 ) ESTIMULAR O PLANTIO DE UVAS PARA SUCO. TRAZER PARA ITAIÓPOLIS UMA EMPRESA PRODUTORA DE SUCO CONCENTRADO NATURAL. ONDE FARIA PARCERIA COM OS PRODUTORES RURAIS QUE FORNECERIAM A MATÉRIA PRIMA. O CONSUMO DE SUCOS NATURAIS VEM CRESCENDO MUITO.
6 ) POSSUIR CAMINHÃO PARA RECOLHER E DISTRIBUIR O ESTERCO DOS CHIQUEIROS QUE SERÃO INSTALADOS EM PARCERIA COM A MASTER E SADIA NO MUNICÍPIO.
7 ) CONSTRUÇÃO DE UM AEROPORTO REGIONAL NO PLANALTO NORTE
8 ) CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL REGIONAL NO PLANALTO NORTE
9 ) INSTALAÇÃO EM ITAIOPOLIS DE FACULDADE COM MAIS CURSOS.
10) IMPLANTAÇÃO DE COLÉGIO TÉCNICO DE ALIMENTOS, AGRÍCOLA, ETC.
11) É PRECISO LEVAR TELEFONE PARA TODAS AS LOCALIDADES
12) É PRECISO LEVAR A INTERNET GRATUITA PARA O INTERIOR DO MUNICÍPIO
13) CRIAÇÃO DE UM POLO PRODUTOR DE ORTALIÇAS PARA FORNECIMENTO AO CEASA CURITIBA E CEAGESP SÃO PAULO
14) APOIAR A TYSON NA CONSTRUÇÃO DA FABRICA DE RAÇÃO, IMCUBATORIO E NA FABRICA DE PRODUTOS DERIVADOS DA CARNE DE FRANGO COMO SALSICHAS, MORTANDELAS, SALAMES, PRATOS PRONTOS, ETC
15) AJUDAR A TYSON A DIVERSIFICAR SUAS ATIVIDADES PARA AUMENTAR O FATURAMENTO GERANDO MAIS EMPREGOS E IMPOSTOS.
16) TURISMO RELIGIOSO ( IRACEMA )
17) FESTA ANUAL DA COLONIZAÇÃO POLONESA E UCRANIANA
18) TRAZER UMA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE FUMO. O PLANATO NORTE é responsável por 30% da produção de fumo no Brasil, no entanto quem lucra com essa atividade ? o Rio Grande do Sul que tem as grandes empresas fumageiras instaladas em Santa Cruz e Venâncio Aires. Estas duas cidades possuem onze fumageiras, cada uma emprega em média 5.000 empregados em suas unidades de beneficiamento instaladas nesses municípios. Santa Cruz e Venâncio Aires possuem os maiores Pib per capita do RS. Enquanto em Santa Catarina estas empresas possuem somente os produtores de fumo e postos de compra. O fumo é levado para o RS, onde é beneficiado. Que depois é exportado pelo porto de Rio Grande.
19) Desenvolver o turismo no Alto Paraguaçu, restaurar as casas antigas em estilo polonês, instalar restaurantes e hotéis típicos, museus e outros atrativos. Algo semelhante ao município de Antonio Prado no RS. Estimular os moradores do bairro a reformar as suas casas e jardins. Para isso colocar arquitetos a disposição e não cobrar IPTU.
20) Asfalto ligando Santa Terezinha a SC 477. O melhor traçado para integrar a região começa na SC 477 em Itaiópolis, em Moema, passando pela Volta Triste, Voltroba, Ponte do Rutes, Rio da Anta e Santa Terezinha. Na SC 477 já foram construídos 22 quilômetros, faltando apenas 43 que integrarão todo o Alto Vale ao Planalto.
Att.
Aguinaldo José Tavares