
A Câmara de Vereadores de Itaiópolis rejeitou por sete votos a um, um projeto de lei do poder Executivo (Prefeitura), que pretendia custear despesas de uma comitiva de estrangeiros que viriam a Itaiópolis, com propósito de intercambio cultural. O projeto de lei foi votado na última reunião, realizada na quarta-feira, 09 de março.
Segundo parecer das comissões técnicas legislativas que analisaram o projeto, não se tem nada de irregular, sendo que poderia ser aprovado. O projeto é legal. No entanto, segundo o vice-presidente da mesa diretora da casa, vereador Alcides Nieckarz (PSB), o projeto não estava claro, ou seja, não apresentava valores que seriam aplicados nas despesas com alimentação, transporte e hospedagem da comitiva.
O vereador, que também é descendente de polonês e ucraniano, sabe que é fundamental o intercambio cultural, mas votou contra por entender que o municÃpio atravessa um momento de arrocho financeiro. Segundo Nieckarz, o municÃpio deve investir o dinheiro em melhorias de estradas do interior e atender os anseios da população.
O projeto foi rejeitado por unanimidade, inclusive por vereadores da base do governo. Segundo a Prefeitura, a comitiva de poloneses tem interesse de visitar o Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu no próximo dia 13 de março.
