Na última quinta-feira (30) a Igreja Católica de Itaiópolis celebrou o dia de Corpus Christi. A igreja Matriz Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no centro, realizou Santa Missa às 10h e em seguida procissão com a eucaristia, representando o corpo e sangue de Jesus. A cerimônia religiosa foi realizada dentro da nova igreja, ainda em fase de construção. Mesmo com o frio da manhã, os católicos participaram da celebração e não deixaram de confeccionar os tapetes coloridos para a passagem do cortejo.
Depois da missa os fiéis seguiram em procissão, onde a eucaristia (corpo de Jesus) é levada no ostensório pelos padres da igreja. Sobre o tapete apenas os padres e o ostensório passaram. A multidão caminhou ao lado, em sinal de respeito.
A cerimônia na Igreja Matriz e a procissão foram conduzidas pelo padre Donizete Henrique Pereira e João Francisco. Ao longo do trajeto do tapete foram confeccionados quatro altares, com temas de fé. Os tapetes cobriram e embelezaram as ruas Osmar Semmer, João Pessoa e Avenida Getúlio Vargas.
A Paróquia Santo Estanislau, do bairro Alto Paraguaçu, também comemorou o dia de Corpus Christi com a confecção dos tapetes coloridos. Na Matriz da Medalha Milagrosa a festa de fé encerrou por volta das 12h15min. Em seguida houve almoço para os fiéis e tarde festiva.
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da SantÃssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituÃda pelo Papa Urbano IV.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituÃdo na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefÃcio para os fiéis, deixado nas formas visÃveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visÃvel.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artÃstica popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades e bairros. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.




