Itaiópolis, mesmo com dois candidatos locais disputando uma das 40 cadeiras na assembléia legislativa ficou mais uma vez sem representação. Os candidatos a deputado estadual do município, Alceu Gaio (PMDB) e José Enéas Kovalczuk (PV), não lograram êxito nas urnas
No último domingo, 03 de outubro, milhares de Itaiopolenses foram às urnas em diversas localidades para a escolha de presidente da república, governador do estado, deputados federais e estaduais e senadores. Segundo o cartório eleitoral da 38ª zona eleitoral, de Itaiópolis, o dia da votação de domingo foi tranquilo, sem registro de irregularidades. O fato foi confirmado pela polícia militar, que fazia a segurança do pleito. No entanto, Itaiópolis, mesmo com dois candidatos locais disputando uma das 40 cadeiras na assembléia legislativa ficou mais uma vez sem representação. Os candidatos a deputado estadual do município, Alceu Gaio (PMDB) e José Enéas Kovalczuk (PV), não lograram êxito nas urnas.
Gaio, que tem boa trajetória no cenário político recebeu 5.142 votos no município, atingindo a percentagem de 45,06 % dos votos válidos. No total, somando outros municípios do estado Alceu Gaio totalizou 18.603 votos. Gaio, para ocupar uma cadeira na Assembleia precisava romper a margem dos 35 mil votos, devido à legenda da coligação. O candidato verde, no entanto, não se desempenhou com êxito nas urnas. Enéas, do PV, recebeu apenas 557 votos, que representa 4,88% do total de votos válidos no município. Nos demais municípios o candidato também obteve votação e atingiu a marca final de 763 votos.
No município, para deputado estadual, Enéas foi o quarto mais votado e Gaio manteve a liderança. No município de Papanduva, Alceu Gaio ocupa a terceira posição dos 10 primeiros mais votados. Ele recebeu 1.052 votos. Enéas não aparece na lista dos 10 primeiros mais votados. No município de Mafra, o candidato Alceu Gaio manteve a posição na lista dos dez primeiros mais votados e recebeu 2.723 votos. Enéas, do PV de Itaiópolis, não aparece na lista dos 10 primeiros, no município de Mafra. Além dos candidatos itaiopolenses, outros também receberam votos no município. O São Bentense Silvio Dreveck (PP), candidato a deputado estadual levou 1.042 votos. Em Papanduva recebeu mais 1.351 votos e em Mafra registrou 633. Dreveck foi eleito pelo PP com 42.143 votos em todo o estado.
Já os dois candidatos por Mafra, fora do berço, também não desempenharam bons resultados nas urnas. Wellington Bielecki (DEM) recebeu em Mafra 15.861 votos. Em Itaiópolis o candidato obteve mais 387 e em Papanduva 265. Casimiro Konkel (PT) não decolou em outras cidades. Em Mafra o candidato recebeu 2.794 votos; em Itaiópolis 211 e em Papanduva 349. Os candidatos a deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) de Canoinhas, e Ada de Lucca (PMDB) foram eleitos. Aguiar em Itaiópolis recebeu 689 votos e Ada apenas 286. No total, Aguiar somou 41.946 votos e Ada de Lucca 41.906. No caso das candidaturas de Enéas e Gaio, para a assembléia, se considerar o número de eleitores no município, que, segundo o cartório eleitoral é de 15.286, a votação de ambos chegou a 5.699 votos. Os outros votos para deputado estadual foram para candidatos de outros municípios.
Governo, Senado e Câmara Federal
As pesquisas realizadas por institutos como o Ibope, que apontavam o candidato ao governo do Estado do Democratas (DEM) João Raimundo Colombo com 43% das intenções de votos se confirmaram. Colombo, que celebrou aliança com o PMDB e trazia como vice Eduardo Pinho Moreira obteve 52,72% dos votos válidos no estado e levou o pleito no primeiro turno.
O candidato eleito abriu no estado diferença de quase um milhão de votos, sobre a segunda colocada, Angela Amin do PP. Os candidatos ao senado federal pela coligação PMDB e PSDB (tríplice aliança) Luis Henrique da Silveira e Paulo Roberto Bauer ultrapassaram, cada um, 1,5 milhão de votos em todo o estado. Em Itaiópolis LHS fez 6.196 votos e Paulo Bauer 5.942. Para uma das 16 cadeiras na Câmara dos Deputados para o estado de Santa Catarina, em Brasília, o candidato Mauro Mariani (PMDB) recebeu um total de 186.733 votos. Somente em Itaiópolis o candidato abriu vantagem de mais de quatro mil votos sobre o segundo colocado Esperidião Amin, que recebeu 758 votos.
O candidato João Pizzolatti está com a votação sub-júdice, aguardando resposta do recurso impetrado. Caso ele venha assumir uma cadeira na Câmara Federal, o deputado Odacir Zonta ficará na primeira suplência pelo PP. O tucano que concorre à presidência da Republica, José Serra, também saiu nesse primeiro turno vitorioso nas urnas do estado Catarinense. O candidato obteve mais de 1,6 milhões de votos. Somente de Itaiópolis foram 5.870 eleitores que depositaram a confiança em Serra.
