Convênio permite aos agricultores catarinenses agregar renda e qualidade de vida

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 09/09/2011 - 19h19

Plantio de milho e feijão após o fumo tem apoio da Secretaria da Agricultura, da Fetaesc e da Souza Cruz

Foto: Divulgação

Agregação de renda aos agricultores, sustentabilidade às propriedades rurais e qualidade de vida no campo. Esses são os grandes benefícios do convênio assinado nesta sexta-feira (02/09) em Florianópolis, entre o Governo do Estado, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc) e a Companhia Souza Cruz. Na avaliação do secretário adjunto de Agricultura e Pesca, Airton Spies. “Essa é uma parceria pela agricultura familiar de Santa Catarina”, disse ele, ao presidir o ato de assinatura de compromisso em torno do Projeto Plante Milho e Feijão Após o Fumo.

Pela iniciativa, os produtores rurais receberão sementes desenvolvidas pela Epagri para plantio de lavouras em complemento às lavouras de tabaco e em sucessão a estas, na safrinha, contribuindo para a diversificação e o incremento da renda da propriedade, lembrando que o tabaco ocupa somente 16,5% da área cultivada da pequena propriedade e representa 64,5% da renda gerada nesta mesma propriedade.

“A Souza Cruz agrega importante apoio à sustentabilidade das pequenas propriedades rurais catarinenses”, disse o secretário-adjunto. “Este acordo é fundamental para a Secretaria da Agricultura e o Governo Estadual, que têm foco muito forte na agricultura familiar e na constituição de renda para quem vive no campo”. Spies ressaltou ainda o fato de a Companhia estar atenta às preocupações gerais dos produtores: “o clima, especialmente a estiagem, o que nos faz buscar investimentos em captação, armazenagem e no uso adequado da água; mercado, com o atendimento às expectativas de aquisição da safra e preço justo; conformidade legal,respeito ao meio ambiente, a questão tributária; e a sucessão familiar,pois para manter os jovens nas propriedades é preciso tornar a vida no campo atraente”.

Joãozinho Althoff, presidente da Fetaesc, ressaltou que as parcerias entre a entidade e a Souza Cruz vêm de longa data e são duradouras, com respeito mútuo. Ele citou iniciativas como o Programa Propriedade Sustentável/Produtor 10, pelo qual a Companhia fornece assistência técnica à pequena propriedade e às famílias rurais, investindo ainda na transmissão de conhecimento sobre planejamento e em tecnologia em parceria também c/ a Epagri, através dos programas de gestão Contagri e Planagri. “Estamos investindo no índice de felicidade da família rural”, argumentou ele.

Em nome da Souza Cruz, o diretor de Fumo Dimar Frozza lembrou ao auditório lotado a importância da agricultura para a economia de Santa Catarina, em particular a agricultura familiar. “O pequeno agricultor merece muito mais do que a mera subsistência no campo; ele precisa tornar sua propriedade sustentável e dela obter respaldo para suas expectativas de qualidade de vida e para a manutenção das gerações futuras no campo”. Segundo Frozza, a empresa vem aprendendo muito com as sucessivas experiências de parcerias que desenvolve com as representações dos agricultores e do Estado. Entre as ações, citou o Projeto Saber com foco na inclusão digital dos produtores integrados e o Programa Crescer Legal, que inclui o acompanhamento da escolaridade dos filhos dos produtores para a erradicação da mão de obra da criança e do adolescente.

Também participaram da assinatura do convênio o deputado estadual catarinense Reno Caramori, o presidente da Epagri, Luís Hessmann,o diretor para Agricultura Familiar de Santa Catarina, Hilario Gottselig – entre outros dirigentes da Secretaria da Agricultura e Pesca e da Fetaesc, além de executivos da Souza Cruz.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.