Corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis: 15 anos de história e bons serviços prestados ao município

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 04/09/2010 - 16h34

Além do corpo efetivo de Bombeiros, a corporação conta com o trabalho de bravura de homens e mulheres, que atuam nas funções de Bombeiro Voluntário, sem nada receber pelo trabalho. Sempre na entidade, durante o dia são de seis a sete homens prontos para atender qualquer tipo de emergência

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis completou 15 anos de existência no município. Desde a data de sua fundação, no dia 01 de setembro de 1995, já são uma década e meia de bons serviços prestados as famílias Itaiopolenses. Em forma de homenagem, e entendendo a importância do trabalho dos profissionais do “fogo” e do salvamento de vidas diuturnamente, a Gazeta de Itaiópolis faz um caderno especial à passagem do aniversário de 15 anos dos Bombeiros Voluntários de Itaiópolis.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com 40 voluntários, sendo oito mulheres e 32 homens. São quatro homens efetivos, que atuam no trabalho cumprindo escala de serviço. O Corpo de Bombeiros hoje é comandado por Gaspar Petkewrcz, que cumpre carga horária de 08h por dia. Também fazem parte do pessoal efetivo os Bombeiros Rafael Beck e Jociano Siqueira, que atuam nas funções de subcomandante. Edson Zanelatto trabalha como auxiliar de ordens e a escala de plantão desses três Bombeiros alternam das 15h às 22h e vice-versa.

Além do corpo efetivo de Bombeiros, a corporação conta com o trabalho de bravura de homens e mulheres, que atuam nas funções de Bombeiro Voluntário, sem nada receber pelo trabalho. Sempre na entidade, durante o dia são de seis a sete homens prontos para atender qualquer tipo de emergência. Durante a noite, o número de bombeiros de plantão reduz para quatro ou cinco Voluntários.

Hoje, a corporação dispõe de duas ambulâncias (unidades de suporte básico), uma delas com capacidade para transportar uma vítima imobilizada e a outra com capacidade para transporte de até duas vítimas completamente imobilizadas. Ainda, fazem parte da corporação uma motocicleta, uma Kombi operacional que é utilizada para transporte de pessoal e de equipamentos, dois caminhões “pipa” usados para combate a incêndio e apoio a segmentos da sociedade como, por exemplo, a Prefeitura quando solicita para auxilio em determinadas situações, um bote batizado de “Titanic”, que é utilizado para resgate de pessoas em rios e lagos e que foi muito útil durante a última enchente no ano passado. Fazem parte da estrutura física da Corporação o COB (Centro de Operações dos Bombeiros), cozinha, sala de treinamentos com televisão, alojamento com oito camas, lavanderia (limpeza e esterilização de materiais), almoxarifado, sala para atividades físicas e um equipamento de rádio para comunicação COB – viaturas e vice-versa.

Segundo o comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, a corporação atende em média por semana de 25 a 30 casos. Por mês são cerca de 120 atendimentos e durante um ano são aproximadamente 1400 atendimentos prestados no município. Nesses 15 anos de história já foram mais de 15.000 atendimentos a população Itaiopolense prestados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis. Em comemoração aos 15 anos do Corpo de Bombeiros, acontece hoje (04 – setembro) no restaurante da Júlia um jantar para os Bombeiros Voluntários e seus familiares. O evento inicia às 19h.

A história Voluntária em Itaiópolis: Perseverança, esperança e muitos obstáculos a serem enfrentados para concretização do sonho de formar o Corpo de Bombeiros

A Gazeta de Itaiópolis entrevistou o Bombeiro Voluntário Jair Kozak, que já tem 14 anos de prestação de serviços ao município, na condição de Bombeiro Voluntário. Kozak é encarado pelos Bombeiros como “o pai de todos”. Com muita experiência e amor a causa, Jair explica em entrevista que o Bombeiro surgiu a partir de necessidades naturais da sociedade. Disse que a primeira catástrofe de incêndio, que destruiu a casa de Laureci Gomes, motivou a população em reivindicar a formação do Corpo de Bombeiros. Segundo Kozak, o município dispunha de um caminhão “pipa”, que era operado por funcionários do setor de obras da Prefeitura. Após esse incidente, e considerando a desestruturação do município em atender incêndios foi cogitada com a participação de vários segmentos da sociedade a formação de uma equipe de Bombeiros Voluntários. Após uma reunião, foi constituído o estatuto e no dia 02 de setembro de 1995 formou-se a primeira diretoria dos Bombeiros Voluntários.

Até então, a equipe só contava com um caminhão, não tinha viatura para atendimento pré-hospitalar e não contava com bombeiros voluntários. Eram somente poucos bombeiros brigadistas, para combate a incêndio. A primeira ambulância conquistada pela corporação foi doada pelo Sesi/Fiesc na forma de contrato de comodato. A partir daí, iniciou-se a formação de bombeiros voluntários. A primeira sede provisória do Bombeiro Voluntário foi na residência de Elcio Fuerst. Existia plantão de 24h de apenas um homem para uma única viatura. Eram sete homens que se revezavam no atendimento. Com a mudança de diretoria, onde Jair Kozak assumiu foi decidido que a cidade iria contar com plantão de vários Bombeiros, durante 24h. Segundo Jair, o Bombeiro Voluntário conseguiu iniciar suas atividades devido ao apoio de Ito Schelbauer e seus familiares, que cederam as dependências de uma pequena casa ao lado, do hoje Auto Posto Linzmeier. Ito não cobrava aluguel e o corpo de Bombeiros conseguiu estruturar plantão de 24h com quatro homens por turno.

A partir desse momento, foram trazidos vários cursos de aperfeiçoamento aos bombeiros voluntários e o número de voluntários chegou a 46. A corporação de Joinville forneceu cursos de APH e Kozak foi o primeiro a fazer as capacitações. Tudo isso para ter condições de instruir os 46 novos homens. Por necessidade maior, depois de dois anos a corporação mudou de endereço e se estabeleceu numa casa ao lado da residência do senhor Maidel, nas adjacências do Cemitério Municipal e quem pagava o aluguel era a empresa Embraco. O antigo DER cedeu um caminhão a Prefeitura, mas o veículo estava depenado. Kozak, aproveitando a oportunidade foi a Florianópolis buscar recursos para recuperar o caminhão e conseguiu trazer um motor. O caminhão foi completamente reformado com uso de recursos do estado e entregue ao município totalmente equipado para combate a incêndios.

Segundo Jair, com o passar dos anos a sociedade foi se mobilizando e algumas campanhas foram realizadas para aquisição de materiais de construção para construção de uma sede definitiva. “É importante ressaltar que a corporação de Guaramirim apoiou muito para que a nossa corporação se mantivesse em operação”, disse Kozak. Foi eleita nova diretoria que deu continuidade a construção da nova sede. Os bombeiros registram sempre agradecimentos a Prefeitura Municipal que doou o terreno e cedeu funcionários para a construção da sede, além da ABVESC e de vereadores, que sempre colaboraram.

Segundo Kozak, a maior dificuldade do Corpo de Bombeiros Voluntários é a falta de conscientização das pessoas de poder aquisitivo para colaborarem na renovação da frota de veículos, principalmente de ambulâncias. As viaturas estão comprometidas e ultrapassadas e vivem a base de reparos mecânicos. “Nós atendemos desde o pobre até o rico, sem discriminação”, disse Jair. O Bombeiro Voluntário disse ainda que a corporação precisa de um desfibrilador, para atendimento de pacientes infartados. “Nossa missão é chegar ao local do acidente e dar o suporte básico a vida, que é manter o indivíduo respirando, sem hemorragia e com pulsação” disse Kozak. Faz parte da missão do Corpo de Bombeiros proteger e salvar o patrimônio físico, da sociedade contra sinistros.

Atualmente, segundo Jair, quem ajuda o Corpo de Bombeiros é a empresa Embraco, o frigorífico Tyson e a comunidade em geral, através de doações na conta de energia elétrica, via Celesc. “Outra necessidade que temos para a memória do Bombeiro Voluntário é a criação de um museu para a disponibilização de materiais, que serão visitados pela população”, enfatizou Kozak.

Mensagem do Comandante

O comandante do corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis Gaspar Petkewrz parabeniza a todos pela passagem dos 15 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários no município. Nessa data alusiva e festiva, agradecemos a todos que passaram pela corporação, na condição de Bombeiro Voluntário e também aqueles que ainda fazem parte da equipe. Agradecemos a indústria local, ao comércio em geral e a comunidade Itaiopolense pelo apoio durante esses 15 anos de história em Itaiópolis.

- Publicidade -
4 comentários publicados
  1. Claudio Roberto dos santos

    olá Dr.José Jikal muito obrigado pela linda mensagem de apoio ,em especial a minha pessoa,de verdade eu lé digo gente como você é que faz nós voluntarios sequir em frente,os milagres existe ,é que nos somos muito impaciênte ,não sabemos esperar a hora que ele aconteça ,mais uma vez eu renovo a minha admiração por vocês pelo carinho e pelos bons serviço prestado a população ,em todo esse tempo,que deus ilumine cada vez mas pessoas como vocês, e que eu mais desejo . (orkut-claudioeaurilena@hotmail.com ).

  2. Thayane

    oi, agradeço pelos parabéns de voces, eu sou filha do comandante, e acompanho o trabalhos desses corajosos bombeiros que temos em nosso município, ha 6 anos, e fico impressionada, com o que eles fazem pra salvar uma vida! meus parabéns tbm :D

  3. José Jikal

    Parabens para os Bombeiros Voluntarios de Itaiípolis pelos 15 anos de Vitórias que vcs tem e parabens também para a população toda da reg. já que contam com Bombeiros “VOLUNTARIOS” doados para vcs (POPULAÇÃO) duvido muito que alguem de vcs Bombeiros já não doaram algum almoço, janta, dias de folga, aniversarios até a gasolina ou diesel do carro para ajudar alguem, pois é vida de voluntario é assim mesmo (mais a gente fica Feliz fazendo isso né ajudando aos outros).

    Bom Pro colega do Rio de Janeiro aí vai pelo menos uma ajuda MORAL: Claudio eu sou socorrista há +- 17 anos pela Cruz Vermelha, Bombeiro Voluntario, Médico e até hoje em todo esse tempo nunca ví nenhum colega que consseguisse as coisas de bandeja, sempre foram de lutas…mais mesmo na tua posição “SEMPRE” TEM ALGUEM querendo ajudar cara e peço a Deus que SEMPRE tenha porque isso é o que diferencia do Bom Samaritano é isso o que Diferencia de todos nós porque quando acontece as coisas “ruins” e quando todo mundo vai embora “a gente chega e sempre haverá alguem esperando por nós”.
    Você pode até dessanimar Velho…mais não dessista…porque Sempre vai ter alguem que precisse de você e a questão (como sempre é) NÃO vai ser aos olhos dos outros se não aos olhos Dele…tenha FÉ…não dessista.
    Abraços para todos e Parabens para todos vcs.
    Dr. José Jikal.

  4. olá,muito bonito os trabalho que voçês fazem no municipio,eu tamben sou bombeiro voluntario no rio de janeiro,só que aqui não temos apoio algun da autoridade e sociedade sempre esperando alquem se manifestar,pois eles nem sabe que a gente existe ou sabem e penssam que o governo nos ajudam,fazemos plantão improdutivo no guartel não temos viaturas e se alquem preçissar socorremos com nosso veiculo particular guando alguem tem um,por isso parabenizo voçês pelo exelente trabalho realizado, o nosso guartel fica em duque de caxias-rj no bairro do pantanal -cieps:crementina de jesus se quisser nos visitar seja bemvindos,e se poder nos ajudar nem que seja uma força moral ,nem isso temos ultimamente,nossos amigos já estão pedindo desligamento dos guadro de voluntario por falta de apoio,pois aqui ainda pareçe que esta no tempos da ditadura militar,desculpe o desabafo mais minha intenções foi mostrar para os voluntarios dai que o pouco que tem é muito em relação a nos do rio de janeiro fique com deus

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.