Apreciado por integrantes da diretoria do Centro de Tradições Gaúchas Cabanha Casa Grande de Itaiópolis, o vereador Alcides Nieckarz (PSB), disse em tribuna na Câmara de Vereadores, no último dia 22 de agosto, que recebeu correspondência do CTG fazendo menção a aprovação do projeto de Lei número 28, de autoria de Alcides, Guido Gilmar Tureck (PMDB) e Wilson Marciniack (PPS).
O projeto de lei solicitava a declaração do CTG entidade de Utilidade Pública. Segundo Nieckarz, os autores do projeto apresentaram toda a documentação necessária para o projeto ser aprovado. Alcides explicou que o projeto tramitou na Casa Legislativa e no dia 08 de agosto foi encaminhado para votação plenária e conseqüentemente aprovado por cinco votos favoráveis e apenas três contrários. “Hoje a diretoria do CTG Cabanha Casa Grande está nos agradecendo e aproveito para estender esses agradecimentos aos demais vereadores que assinaram o projeto juntamente comigo e também aos parlamentares que votaram pela aprovaçãoâ€, disse o vereador Alcides.
O vereador, na oportunidade, também enumerou algumas ações desenvolvidas pelo CTG no municÃpio de Itaiópolis.
O parlamentar fez a leitura na integra de todos os membros da atual diretoria, que atualmente tem Solano Ribas como patrão do CTG. Nieckarz explicou baseado no oficio enviado pelo CTG, que desde o ano de 2002 a 2005 o grupo Mão Amiga explorou serviços de cozinha, churrasqueiras e entradas nos eventos promovidos pelo CTG durante três dias consecutivos, nos respectivos anos. De 2006 a 2008, segundo o vereador, o Lions Clube de Itaiópolis explorou os serviços de cozinha e churrasqueira. Ainda, de 2006 a 2008, a APAE de Itaiópolis explorou os serviços de entrada nas portarias dos eventos.
Após o ano de 2008, não houve mais a cobrança de entradas nos rodeios. Alcides explicou na tribuna que os membros do CTG Cabanha Casa Grande participam de 40 a 50 rodeios por ano, no estado de Santa Catarina e também em outros da Federação. O CTG já levou o nome de Itaiópolis em diversos eventos como, por exemplo, Lourival Dinarowski sagrando-se campeão brasileiro na modalidade veteranos na cidade de Pato Branco (PR). Ari Hack, segundo o vereador, sagrou-se campeão brasileiro na modalidade “Pealo†na cidade de Lages (SC).
Azenildo Vaneski sagrou-se campeão em BrasÃlia (DF), na modalidade gineteadas estilo livre. Em 2004 Leandro Ribas, na cidade de Santiago do Boqueirão (RS) tornou-se campeão brasileiro na modalidade de Laço categoria rapaz. Em 2006, Nicolau Ribas sagrou-se campeão brasileiro na modalidade de vaca parada, na categoria piá, na cidade de Pato Branco (PR). Em 2008 novamente Nicolau Ribas foi campeão brasileiro na modalidade vaca parada, além de outras conquistas argüidas por membros do CTG Cabanha Casa Grande.
O vereador Alcides agradeceu a existência do CTG em Itaiópolis e a sua função em alavancar o nome do municÃpio em outras cidades do paÃs. Nieckarz disse que reconhecer o CTG como entidade de utilidade pública é justo.
Explicou também que o papel do vereador é facilitar a vida dos cidadãos, sejam pessoas fÃsicas ou jurÃdicas com ou sem fins lucrativos. Alcides encerrou seu pronunciamento convidando a população para participar do 10° Rodeio Crioulo Nacional, que acontece nos próximos dias 26, 27 e 28 de agosto no CTG Cabanha Casa Grande, na localidade de São Lourenço, Itaiópolis. “Sempre vou facilitar a vida das pessoas, especialmente daquelas entidades sem fins lucrativos e também de todas as pessoas que precisarem da minha contribuição como vereadorâ€, enfatizou Alcides.
