Em apenas oito dias do mês de setembro choveu mais de 60 milímetros

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 09/09/2011 - 19h25

Em exemplo prático isso quer dizer que em pouco mais de uma semana do início do mês de setembro choveu em Itaiópolis mais de 60 litros de água por metro quadrado de área

Moradores de Nova Esperança (Itaiópolis) ficam ilhados por algumas horas

Enquanto municípios do interior Paulista e da região do Centro-Oeste do país vivem problemas com a falta de chuvas, com índices de umidade do ar a 7%, causando muitas complicações às pessoas principalmente com problemas respiratórios, os municípios do Sul do país, especialmente de Santa Catarina enfrentam problemas com o excesso de chuva e umidade.

Esses são apenas alguns dos contrastes climáticos, vividos em um único país, que tem mais de oito mil quilômetros quadrados de área. Certamente, as discrepâncias climáticas existem pela interferência humana, com a realização de queimadas, liberação de gases tóxicos no ar, desmatando, entre outras. No entanto, o município de Itaiópolis enfrenta um período demasiado de chuvas. As intempéries iniciaram na segunda-feira, 05 de setembro, e prosseguiram ininterruptamente até o inicio da madrugada de ontem. Foi muita chuva.

Meteorologistas estimam que em apenas uma semana caíram chuvas previstas para todo o mês de setembro de 2011. Mas, por outro lado, o Itaiopolense pode relaxar. A previsão é de tempo bom e sol para o domingo e inicio da semana. Para entender melhor o que aconteceu e não especular sobre o assunto, a “Gazeta de Itaiópolis” contou com auxilio da Epagri de Itaiópolis, para obter dados contundentes a respeito das chuvas em Itaiópolis. Segundo informações da estação meteorológica de Rio Vermelho (Itaiópolis), que faz parte do projeto Fruplanorte da Epagri, o mês de agosto registrou índice de chuva considerável e o mesmo está se repetindo já no inicio de setembro.

Segundo a estação de Rio Vermelho, do dia 09 de agosto a 08 de setembro choveu em Itaiópolis 246.6 milímetros, durante um mês.

Isso quer dizer que são mais de 246 litros de água por metro quadrado de área. Em exemplo prático, para entender melhor, numa área cultivada de tabaco, por exemplo, de 1 hectare (100m x 100m), durante o mês de agosto e inicio de setembro choveu, somente nessa área, o total de 246.000 mil litros de água. A área de um hectare corresponde em média a um campo de futebol. No último dia 06 de setembro, véspera do feriado da Independência do Brasil, a estação de Rio Vermelho em Itaiópolis registrou chuvas de 34.40 milímetros no município.

Isso quer dizer que em apenas uma chuva caíram mais de 34 litros de água por metro quadrado. É muita chuva. A mesma estação registrou no feriado de 07 de setembro 13.80 milímetros de chuva para Itaiópolis.

A primavera inicia oficialmente no próximo dia 23 de setembro. Segundo previsões de meteorologistas, o término do inverno será chuvoso e a primavera tende a ser com muita chuva, principalmente em Itaiópolis. Vários municípios do Vale do Itajaí como, por exemplo, a cidade de Blumenau já sofre as conseqüências do excesso de chuvas. O rio Itajaí Açu chegou a 7 metros, causando desalojamento de famílias, em Blumenau.

Nível do Rio Itajaí chega a 7 metros na ponte dos Marquett

Régua registra 7 metros, na última quinta, 8 de setembro, por volta das 18 horas

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.