O coordenador da Defesa Civil de Itaiópolis Cleitom Koaski, concedeu entrevista a Gazeta e falou sobre os graves problemas que as enchentes causaram em Itaiópolis. Apresentou levantamento de dados feito pela Defesa Civil de Itaiópolis, que mostra os prejuízos que as chuvas e enxurradas causaram no município, principalmente no interior, que foi o mais atingido, com muitos problemas em pontes, estradas e bueiros. A ponte dos Marquetes na Barra da prata que liga Itaiópolis à Santa Teresinha que mede 68 metros e foi totalmente destruída; a ponte do Craveiro da estrada da Iracema que liga Itaiópolis com santa Teresinha, também foi levada pelas águas, inclusive os pilares de sustentação da mesma, ressaltou que esta é uma ponte grande e cara.
A ponte Butuva na Barra do Bituva que liga Itaiópolis a Rio Negrinho também foi destruída, como também a ponte Antinha que liga Itaiópolis a Mafra, que ficou destruída, a ponte Rauen no Campo da Estiva da estrada municipal no rio da estiva de 11 metros; a ponte pênsil 1 que é na baía do Itajaí, próximo a escola com 82 metros arrebentou com a força das águas; a ponte pênsil 2 no rio Itajaí no Parolim com 92 metros arrebentou e foi parar em cima do barranco.
A Defesa Civil também fez levantamento na parte da agricultura, e segundo os cálculos foram R$ 5.196.000,00 de prejuízo. Ainda com relação às pontes, não se pode mensurar o valor estimado, já que deve ser feito levantamento com um engenheiro da área.
Das estradas municipais também não se tem nenhum dado ainda de quanto vai custar para recuperá-las, a Prefeitura homologou quatro decretos: para deslizamento, alagamento, tempestade local, chuvas intensas e por enxurradas, e através do Ministério da Integração, vai tentar buscar recursos, materiais, para restabelecer o município, que não teve tantos danos quanto a outros municípios da região. Porém pela sua extensa área rural, o interior é muito grande, assim os problemas são mais difíceis de ser contabilizados, a manutenção das estradas de chão é caras.
O coordenador da Defesa Civil ressaltou que felizmente não teve mortes, feridos, enfermos, desabrigados, só alguns desalojados que foram três famílias 12 pessoas, que foram realocadas em casas de parentes.
A Defesa Civil de Itaiópolis agradeceu a equipe dos bombeiros voluntários e também a Policia Militar, pelo excelente auxílio prestado.
