Encontro da rede de comercialização entre cooperativas é realizado em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 27/11/2011 - 11h04

Aconteceu na última quinta-feira, 24 de novembro, na sede do STR de Itaiópolis, durante o dia todo, um encontro entre cooperativas de Itaiópolis e da região da ASTRAMATE. O objetivo da reunião, segundo o assessor de políticas agrícolas da FETAESC, Mario Botega, é orientar e captar novas cooperativas para integrarem as oito já existentes em nível de Estado para uma rede de comercialização de produtos da agricultura familiar de Santa Catarina.

Os encontros estão acontecendo em todo o Estado, através de Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

Segundo Botega, a proposta é socializar o que está acontecendo com os programas de compras públicas do governo Federal como PAA e PNAE. Muitas cooperativas não conhecem como funcionam os programas, sendo que a FETAESC presta as informações necessárias.

Durante os encontros, as cooperativas que já fazem parte dos programas relatam suas experiências, propiciando assim um intercambio de informações. A cooperativa de Rio Negrinho relatou que o prefeito tem dado todo o apoio aos agricultores, comprando produtos para a alimentação escolar e colocando caminhão para coleta dos produtos e inclusive para feira de produtos da agricultura familiar.

O objetivo da cooperativa estadual é comercializar a produção agrícola dos municípios em vários pontos distintos do estado. Como exemplo, a pêra de Itaiópolis pode ser vendida através da Coopercatarina no Box do CEASA de Florianópolis e o agricultor, de Itaiópolis, pode comprar o arroz de Turvo ou a laranja de São Miguel do Oeste.

Em tese, a meta é fortalecer a rede de comercialização de produtos agrícolas entre cooperativas do estado.

Segundo Mario Botega, isso já acontece, mas de forma limitada. São oito cooperativas associadas, mas apenas três estão comercializando em rede. O desafio é de que pelo menos 40 novas cooperativas ingressem nessa modalidade.

As cooperativas, segundo Botega, pagam tributos iguais a uma empresa de grande porte e a batalha do movimento sindical é para que sejam enquadradas no simples nacional. Esse é uma reivindicação junto ao governo federal, para que programe políticas públicas que beneficiem os pequenos agricultores bem como criar legislação sanitária que atenda as pequenas empresas ou cooperativas que industrializam a produção da agricultura familiar. Não podemos fazer instalações iguais as grandes multinacionais como a atual lei exige, disse Ricieri Siugulin da associação Novo Rumo de Mafra que processa atualmente 15 mil litros de leite.

O encontro em Itaiópolis contempla a região da ASTRAMATE, que é presidida pelo sindicalista Acir Veiga. Dessa região, três cooperativas participaram do encontro. O trabalho será desenvolvido em nove microrregiões do estado. A meta é atingir 40 cooperativas e pelo menos oitenta sindicatos.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, acontece na sede da FETAESC em Florianópolis um encontro estadual de cooperativas. Nesses dias, as cooperativas apresentarão um levantamento de produção por região. Assim, será feito planejamento de comercialização no Box do CEASA e as cooperativas terão oportunidade de conhecer umas as outras, explicou Botega.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.