Epagri presta contas das atividades realizadas em 2011 e apresenta plano de trabalho para 2012

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 02/03/2012 - 19h26

O escritório da Epagri, em Itaiópolis, realizou na última quarta-feira, 29 de fevereiro, no prédio da Câmara de Vereadores uma reunião de sede. O encontro iniciou às 14 horas e seguiu até as 15, com oferecimento de um “cafezinho” aos participantes. O objetivo do evento, segundo a Epagri, é prestar contas à sociedade das atividades desenvolvidas pelo órgão ao longo de 2011 e também apresentar o plano de trabalho para 2012.

Participaram da reunião os engenheiros da Epagri Rogério Pieczarka e Nelson Richter, o prefeito do município, secretário de Agricultura e de Desenvolvimento Social, gerente da Agência do Banco do Brasil Jairson Dorigatti e da Agência Sicoob, Mozart José Miczkowski, presidente da Unipafi João Adelmo Czuika, lideranças sindicais e funcionários do governo.

A reunião foi conduzida pelos engenheiros da Epagri. Segundo Rogério Pieczarka, o escritório no município tem quatro colaboradores e conta com três veículos em bom estado de conservação.

Os funcionários dividem o tempo para as atividades, sendo 60% destinado para os principais programas, dentre eles, gestão ambiental, bovinocultura de leite, fruticultura e olericultura. Os outros 40% do tempo são tratadas as questões administrativas do escritório e emissão de documentos, reuniões, participação em conselhos, etc.

Ano passado a Epagri de Itaiópolis prestou 2.413 atendimentos contemplando 1.238 famílias. Foram feitos ao longo do ano 28 atendimentos em oito escolas municipais.

Na atividade da bovinocultura de leite os técnicos do órgão realizaram 167 atendimentos, várias reuniões temáticas e três oficinas de criação de terneiras, além de dois dias de campo com a participação de 105 agricultores.

Em olericultura a Epagri prestou 62 atendimentos, realizou oficinas práticas agroecológicas, e promoveu um seminário com a presença de 180 agricultores da agricultura familiar de Itaiópolis.

Em fruticultura foram 181 atendimentos em 2011, nas culturas de maça, pêssego, uva, ameixa e citros.

Em gestão ambiental foi realizado um encontro de mulheres, com a presença de 300 agricultoras e também oficinas de alimentação escolar, além da confecção de três biodecompositores. A Epagri promoveu também quatro oficinas de artesanato, com a participação de 60 pessoas.

A Epagri dá suporte também para o programa “Terra boa” (Calcário e sementes), ambos do governo de Santa Catarina. Foram entregues 1.270 sacas de sementes para 365 agricultores. 588 toneladas de calcário também foram distribuídas e atenderam a 49 agricultores.

Em 2011 a Epagri também promoveu um dia de campo em Apicultura, no apiário das Bromélias. O evento reuniu 205 pessoas. Durante o encontro foram discutidos assuntos como, por exemplo, o desaparecimento das abelhas.

Plano de trabalho para 2012

Com relação ao plano de trabalho para esse ano a Epagri disse, segundo o engenheiro Nelson Richter, que vai desenvolver atividades nas áreas de bovinocultura de leite, fruticultura, gestão social do ambiente, olericultura, gestão e desenvolvimento institucional e apicultura, esta última com a realização de trabalhos no município e também na região.

Na atividade da produção de leite, a Epagri vai desenvolver ações de melhorias das pastagens e pastoreio rotativo. É necessário fazer visitas aos produtores e acompanhamento contábil e gerencial da propriedade. Atividades temáticas e dias de campo também serão realizados.

Na atividade da olericultura a empresa pretende continuar a estimular os produtores, salientando a importância do cooperativismo e do associativismo. Abrir mercados institucionais como PNAE e PAA também são desafios da Epagri junto aos olericultores. Agregar valor ao produto, com a confecção de rótulos e também e a realização de oficinas agroecológicas estão na pauta para 2012.

Em gestão social do ambiente a Epagri vai promover o encontro das Mulheres 2012 e vai continuar o trabalho em escolas, com a realização de técnicas de compostagem e a produção de biodecompositores. Em Itaiópolis a empresa presta apoio às atividades de fruticultura de clima temperado e tropical.

Em 2012 serão realizadas novas reuniões sobre fitossanidade, e também oficinas e visitas aos produtores. A Epagri pretende em 2012 montar uma unidade de referência tecnológica, ou seja, um pomar demonstrativo. Excursões com fruticultores para a busca de novas técnicas na região também serão promovidas.

A Epagri também vai continuar executando e monitorando os programas governamentais (PNCF, Terra Boa, PNAE, PAA e PRONAF). A empresa participa efetivamente e apóia os conselhos municipais, através da promoção de reuniões, capacitações e visitas e vistorias.

Segundo o engenheiro Nelson Richter, a Epagri não atua diretamente com as culturas do tabaco, da soja e do milho porque existem várias empresas e cooperativas especializadas no município e na região, que atuam diretamente com os produtores oferecendo a assistência técnica necessária.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.