De 59 indicações de melhorias aos Itaiopolenses, vereadora foi atendida pela prefeitura apenas em sete
A vereadora Marlete Arbigaus (PP) de Itaiópolis segue fazendo uma prestação de contas de sua atuação frente ao Legislativo ao longo de 24 meses. A parlamentar usou o microfone da Casa, durante a última reunião, realizada na segunda-feira, 29, para abordar assuntos da Secretaria de Obras. Esse foi o terceiro pronunciamento de Marlete. Os dois primeiros foram direcionados as secretarias de Saúde e de Agricultura. A vereadora iniciou o discurso se referindo as dificuldades existentes na pasta de obras, principalmente com a escassez de recursos e a falta de assistência aos munícipes, principalmente agricultores que dependem de estradas conservadas. Segundo a parlamentar, no ano de 2009 apresentou 41 indicações endereçadas a Secretaria de Obras, mas, no entanto, foi atendida em apenas três, pelo secretário de época Alfeu Schneider.
Durante o fluente ano, a vereadora apresentou mais 18 indicações exclusivas à Secretaria de Obras. Foi atendida em apenas quatro pleitos, pelo então secretário e vereador Guido Gilmar Tureck. Após tecer comentários sobre as indicações, a vereadora agradeceu pelas indicações que foi atendida. Em seguida, passou as mãos dos demais vereadores um dossiê fotográfico com a situação de ruas do perímetro urbano de Itaiópolis, principalmente de bairros mais periféricos e ruas centrais. A vereadora mostrou através de fotos a situação da Avenida Getúlio Vargas, no centro, e disse que fez indicação de melhorias na via, mas não foi atendida. “Os moradores dessa Avenida convivem com esgoto a céu aberto na porta de casa. Eles já compraram tubos (manilhas) para canalizar o esgoto, mas precisam que a Prefeitura disponibilize a máquina”, argumenta.
A parlamentar também citou os problemas da Rua Serafim Furtado de Mello, no bairro Lucena. Disse que existe fossa a céu aberto em frente de residências do Conjunto Habitacional. A vereadora contextualizou os demais problemas enfrentados pelos moradores do bairro Lucena quanto ao calçamento, esgoto e fossa receptora coletiva do Conjunto Habitacional. O dossiê, recortes de jornais e outros documentos foram entregues pela vereadora Marlete ao presidente da associação de moradores da Cohab, Gilmar Osório. O material deve ser encaminhado para conhecimento do Ministério Público da Comarca. De acordo com a vereadora, o bairro Bom Jesus enfrenta problemas semelhantes ao bairro Lucena, no que tange a infraestrutura.
Marlete Arbigaus aproveitou a ocasião para falar dos problemas no calçamento das Ruas Tancredo Neves e Rui Barbosa, onde a água da chuva invade o interior das residências. Disse que o executivo não tomou nenhuma providência para sanar o problema. Para finalizar o discurso, a parlamentar reforçou seu compromisso em defender os interesses da comunidade em geral. Pediu ao poder executivo que execute as obras que estão paralisadas e que elabore planejamento para atender as comunidades e bairros mais necessitados. Pediu ainda, que o cronograma de atendimento da Secretaria de Obras, para o ano de 2011, seja amplamente divulgado, para conhecimento da população. “Na função de vereadora não compete a eu realizar a manutenção das vias, mas mostrar o caos que o município vive. Faço indicações de melhorias, mas, sobremaneira, é a prefeitura que tem de elaborar os projetos que estejam realmente comprometidos com os itaiopolenses”, finalizou a vereadora Marlete Arbigaus.
