Saudações meu querido povão aqui da capital… Olha eu aqui de novo, como sempre, metendo o bedelho e incomodando aqueles que andam fora dos trilhos.
Essa semana foi meio curta, tipo coice de porco e quase que os assuntos de interesse da nossa gente não aconteceram. Mas, amanhã, será uma data pra lá de especial. Vamos comemorar a Páscoa e isso não quer dizer Coelhinho, com seus ovos de chocolate… A Páscoa é a maior data do cristianismo, onde se comemora a morte e ressurreição de Jesus Cristo ao céu. O bem da verdade, essa data tão sublime já era comemorada pelos povos antigos do Egito. E hoje, o verdadeiro significado está se resumindo no comercialismo desenfreado, onde as pessoas adquirem chocolates e outros produtos de gastronomia, mas para se mostrar do que para festejar o renascimento de Jesus Cristo.
Cada vez mais, parece que as pessoas dão menos valor ao real significado cristão desta data e sim ao consumismo e tantos outros motivos para comemorar mais um feriadão, bebendo e se empanturrando, cometendo todos os excessos possíveis, contrariando totalmente o modo como deveríamos nos comportar nesta data.
Todo ano, costumo escrever aqui a mesma coisa: Páscoa é tempo de reflexão, redenção, oração e acima de tudo, adoração aquele que nasceu, morreu e ressuscitou por nós homens! É lamentável que a cada ano que passa, parece que damos menos valor ao filho de Deus que foi crucificado e morto na cruz para nos salvar! A cada dia que passa parece que esquecemos que ele sofreu tudo isso por amor a nós, para salvar a humanidade e ser o redentor dos homens. Ao invés disto, preferimos “curtir a Páscoa” consumindo, bebendo, festando, ou seja, fazendo de tudo ao nosso inteiro prazer. Tão hipócritas muitos de nós somos, que nem se quer imaginamos que se Jesus não sofresse todo o seu flagelo, nem sequer estaríamos aqui neste momento, quanto mais ganhando e dando “ovinhos de Páscoa” uns para os outros!
Gente vamos refletir mais sobre a escritura e o plano de Deus para nós! Bom seria se conseguíssemos ser verdadeiros cristãos e viver o verdadeiro espírito do Natal e da Páscoa todos os dias do ano.
Só que isto parece estar cada dia mais difícil acontecer, ao contrário, hoje em dia, esse sacrifício de amor e viver o plano de Deus, já não é mais tão lembrado. As pessoas se acomodam no conforto das novas tecnologias, se apegam inteiramente aos bens materiais e tudo que é proibido e sentem prazer em transgredir os mandamentos e as leis divina. Tudo isso conflita num verdadeiro caos humano, onde surgem os novos “problemas” sociais. O desanimo, a depressão, o suicídio, o desespero, a ganância, a falta de Deus no mundo de hoje, levam as pessoas aos extremos. Para esse tipo de situação falta algo essencial para a cura: a fé em Jesus Cristo, que fez mortos levantarem, que curou leproso e cego e foi um exemplo de humildade e amor ao próximo.
Vejam bem, ninguém aqui está sendo contra dar ovos de Páscoa há alguém nesta data, principalmente as crianças inocentes, que tanto aguardam a vinda do coelhinho, que na verdade, foi criado para alguém ganhar dinheiro já nos séculos passados. O que pregamos aqui é que o verdadeiro sentido e espírito da Páscoa prevaleçam em nossos corações, acima, inclusive da “estória” do coelhinho da Páscoa, que esconde os ovinhos das crianças e com isto, nós ajudamos a esconder delas, o verdadeiro sentido desta tão significativa data para os cristãos! Tenho dito.
Vamos em frente…
Pelo que andei sabendo tem gente por aí preocupado com tema abordado pelo “dega” na última edição sobre os falsos doutores que andam aplicando “chotos” nos mais humildes aí do município.
Até andei lendo nas páginas policiais de um jornal aqui da região, onde dizia que um sujeito sem diploma e muito menos registro na OAB atuava como advogado, mas acabou parando atrás das grades pelo crime de estelionato. Se os que estão preocupados tivessem lido a minha simples coluninha, talvez não estavam hoje vendo o sol nascer quadrado pelas frestas da grade. Hoje ele está pagando por ter agido como doutor e aplicado o golpe na sociedade… Talvez aquele dinheiro ganhado injustamente não vá servir nem pra contratar um advogado com registro na Ordem para lhe tirar do xadrez…
Mas falando em advogado, parece que o nosso querido “Bigode Branco”, não vai atuar na sua profissão tão cedo. Pelo que andei lendo, ele já está meio que acertado para ser o diretor adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Mafra. E seria verdade, que sua filha, que hoje atua na Prefeitura, está se lançando a candidata a Prefeita aqui da “Capitá”? Estariam eles na “onda Dilma”? Pensando que as próximas de 2012 é a vez das mulheres? Quero só ver os dois candidatos que andam se “estercando” por aí baterem de frente com a “fia” do poderoso Chefão…
Se este projeto realmente decolar, não vai um ano e o nosso amigo “Bigode” já estará de titular da pasta da SDR, mesmo porque o “Gaiteiro” deve sair candidato a prefeito de Mafra. Aí vai chover recursos e obras do governo do estado aqui pra “capíta” e aí é só a “fia” comprar o vestido longo e colocar a faixa.
Se a “fia” realmente sair candidata e for eleita, ela terá uma preocupação a menos, pois na última sessão da Casa de Leis, foi aprovado o projeto de lei que tratava do parcelamento da dívida da Prefeitura com o “Fundão”. O atual prefeito queria “socar” o projeto em 60 suaves prestações, mas os edis puxaram seu tapete e deram de prazo, só 20 meses para que a dívida seja saldada. Ou seja, até o final do seu mandato. Na minha modesta opinião, isso foi articulação do 15. Eles já estão pensando lá na frente e não querem que a “fia” assuma a Prefeitura atolada até o “papo” de dividas previdenciárias. Sendo assim, o nosso prefeito tem de parar com as nomeações e criação de cargos toda a semana. O jeito é arrochar o cinto mesmo. Mas será que as publicações custando R$ 1,89 por cm² para o jornal de Mafra /Rio Negrinho vão continuar?
Outra pendenga que está dando o que falar na sucessão de vereadores está acontecendo lá no bairro Vila Nova. O futuro secretário de “Minas e Energia” do município, talvez para provocar um de seus concorrentes mandou construir mais dois novos pontos de ônibus. Por incrível que pareça, um deles, bem em frente à casa do “Corujito”, seu principal oponente… Pelo que me falaram o pré-candidato “Corujito” levou por desaforo essa obra, entendendo como uma provocação…
Gente, ainda falta muito tempo para as eleições municipais e a coisa já está desse tipo? Pelo visto a disputa de uma cadeira na Casa de Leis pelos dois vai ser acirrada, mas o que vai definir serão as urnas. Ainda, no meu senso crítico, é muito cedo para tais enfrentamentos. Com o andar da carruagem, pode ser que o “Corujito” saia candidato a prefeito e deixe o campo livre ao seu concorrente…
Outros reclames que recebi na CX postal dizem respeito à poeira e a barulheira dos caminhões que transitam aí pelo centro dia e noite. O povo disse que está incomodado com os estragos que essas carretas vão ocasionar no calçamento das vias públicas centrais, além de estarem atrapalhando o trânsito. Ta na hora do “crá-crá” colocar em prática a promessa do 15 de fazer uma rua, mais conhecida como rodoanel, para desviar o trânsito pesado aqui do centro da cidade. Isso só acontece em Itaiópolis mesmo. Eu não consigo entender porque as autoridades não proíbem o fluxo de cargas em determinados horários, assim como acontece em muitas cidades vizinhas. Não adianta ficar “rateando” por aí e enchendo a cabeça do povo. O negócio é agir e fazer as coisas acontecerem. Chega de promessas!
Outra bronca que ouvi aí pelo centro da City, veio lá das bandas das comunidades de Costa Carvalho e Linha Cerqueira. A bronca dos “piqueteiros de plantão” não se encerrou. O dono da pedreira está prometendo fazer um embargo ou talvez, outro piquete se não consertarem a estrada da Costa Carvalho. Ele não admite tirarem as pedras para encascalhar à estrada de outras comunidades e deixar a sua a ver navios… Ta aí o alerta aos comandantes gerais da Casa Grande.
O nosso povão que ainda insiste em meter a bronca por telefone lá na Casa Grande está “p” da vida com o que eles criaram. Você liga, e a secretária que ouvia um monte de abobrinhas não está mais lá. A ligação cai numa secretária eletrônica, que diz para a pessoa digitar o ramal desejado. Mas ninguém consegue saber quais são os números, ou melhor, onde estão as pessoas “tão” desejadas. E com isso acabam desistindo do assunto ou da bronca. Isso que é esperteza (safadeza). Já acho que foi premeditado… Por essa ninguém esperava!
Outra coisa, que o povão quer saber: afinal de contas qual é o horário do assessor de imprensa da Prefeitura? Dizem que o “home” é visto em Mafra, quase que boa parte da semana e ainda assessora a empresa de ônibus Santa Clara de Mafra também. Ué, será que sobra tempo para ele prestar serviço direito para a nossa Prefeitura então?
Ta maus, assessor de imprensa de Mafra, jornal oficial de Mafra, inclusive dois da mesma dona (empresa) né. Alguma coisa de estranho há nisto tudo? Aliás, não entendo o seguinte: tantos jovens itaiopolenses formados em relações públicas etc. e tal, capacitados, precisando de uma oportunidade, pra que importar assessor de imprensa de Mafra? Ah ta… Já estava me esquecendo, será que o mesmo faz parte do “pacotão” dos dois jornais de Mafra importados pela Casa Grande: um para publicar os atos oficiais do município a “bagatela” de R$ 1,89 o cm² e o outro para puxar o saco e divulgar as grandes obras que são feitas em Itaiópolis? Seria isto? Só que o povão já se espertou com relação a isto e o tal esquema poderá trazer sérias dores de cabeça aos seus mentores.
Por hoje vou ficando por aqui. Vou juntar uma sacada de reclames e prometo publicar na semana que vem. Fiquem todos em paz. Cuidado juventude: não vão se matar por aí, com o término da quaresma. Que Deus nos abençoe, nos proteja e nos ilumine hoje e sempre. Que o amor de Jesus renasça em cada coração humano.
Até a próxima, se Deus quiser.
Abraçossssssssssssssssssss

Caro gazeteiro, se você ou qualquer cidadão ligar para a maioria absoluta das prefeituras (tanto as de Santa Catarina como do Brasil inteiro), perceberá que o atendimento inicial é eletrônico. Ao adotar este tipo de procedimento a prefeitura de Itaiópolis modernizou e tornou mais ágil sua forma de atendimento por telefone. Quem sabe o ramal pode fazê-lo diretamente e quem não sabe espera a gravação acabar e é atendido pela secretária. E tudo isso sem demora e sem complicação.