Olá minha gente mais do que boa de Itaiópolis. Olha o “dega” pisando por aqui novamente. Assim como muitos de vocês eu também estou “p” da vida com a “excelente” participação do nosso Brasil na Copa América. Não tenho nem palavras para explicar o fiascão que o timão do “Mano” fez. Eu não sei se foi falta de sorte ou de competência mesmo… A nossa seleção foi mandada embora mais cedo e o que é pior, por times muito fraquinhos, de pequenos países que ainda pensam em ingressar na emergência. Os pênaltis perdidos pela nossa seleção foram “pracabá” com a alegria de qualquer brasileiro de coração. Em minha opinião, a grande mídia tem de tirar um pouco os holofotes dessa bicharada (pato… ganso…)… entre outros… Esses “caras” até jogam bem, mas eles estão nesse momento pensando nos reflexos $$ que a grande mídia está trazendo para a imagem deles. Resumindo: Perderam para os “Paraguaios” vão empatar com quem???
Tá na hora de pensar no futebol e deixar um pouco de lado a fama, os “topetes”, os penduricalhos etc e tals… Se o nosso Brasil já caiu fora da Copa América imaginem quando enfrentar grandes seleções na Copa do Mundo??? Se continuar assim vai ser outro fiascão, para a tristeza de todos nós. Em minha modesta opinião, a CBF deveria de pagar salários aos nossos jogadores compatíveis com os jogadores das seleções Africanas, que ganham em média um salário mínimo Brasileiro e dão o sangue jogando bola e defendendo as bandeiras de seus países…. Isso sim que chamo de amor a camisa…
Quem nem diz o Trombelhudo, lá da Gazeta de Mafra: “…Antes achava que não teríamos estádios para a Copa de 2014, agora já penso que não teremos time também…”
Mas vamos deixar de “lero-lero” e vamos ao que interessa que são os assuntos e os reclames do meu povão. E nessa semana novamente caíram umas pancadas de chuva aqui na “capitá”, para a tristeza dos moradores e comerciantes do centro, que estão vivendo um tormento com a lama nas principais ruas do centro da City…. O barro é tanto que alguns comerciantes já estão sugerindo a Casa Grande patrolar às ruas de calçamento e utilizar carregadeiras e tombeiras para remover a terra…
Situações semelhantes estão vivendo os moradores da rua Jorge Lacerda. Na rua a Casa Grande, mais especificamente a secretaria de Obras, inventou uma experiência para acabar com a poeira e a buraqueira. Os moradores de lá reclamam que a obra ficou pela metade, se comparado a quantia de dinheiro que a Casa Grande investiu… Alguns moradores até compraram as manilhas, mas o “crá-crá” saltou fora e disse que não vai colocar os tubos. Os moradores disseram que era para ser utilizada pelo menos trinta cargas de pó de brita na rua, só que a Prefeitura usou pouco mais de seis… Vamos ver se algum vereador poderá ajudar os moradores investigando o caso…
Falando em ruas, outra porcaria que a Casa Grande fez foi à continuação das obras de asfaltamento da Rua Duque de Caxias. Faz pouco mais de três semanas que o asfalto ficou pronto e já está cheio de rachaduras… Detalhe: foi utilizado mais de R$ 100 mil de grana do governo Federal para a realização da obra. E agora? Como fica? Mas cadê os especialistas e críticos do governo “Itaiópolis levado a sério”, que reclamavam tanto do Kinder Ovo do “Beiço”??? E agora? Vão se prontificar e criticar o novo Kinder Ovo asfáltico feito pelo governo 15??? Quero ver se os nossos nobres edis vão fiscalizar os custos dessa obra mal acabada. Será que a desculpa dada pela Casa Grande para as condições do asfalto, que está trincado não vai ser as fortes geadas??? Só para lembrar que o Kinder Ovo do “Beiço”, apesar de muito criticado durou mais de dez anos, enquanto o dos “home” não agüentou um mês sequer… Ou será que o caso vai acabar em osso de minhoca tipo o “carreirinho”??? Essa obra posso resumir como dinheiro público jogado no ralo, ou melhor, esbugalhado em cacos de asfalto…
Falando em obras, aproveito para mandar as minhas bolas brancas a Casa Grande pela iniciativa de melhorar, ou melhor, ampliar o estacionamento do Hospital. A obra de drenagem pluvial e alargamento do estacionamento têm tudo para ficar jóia… Vão as minhas bolas brancas ao “crá-crá”, que deve ser o mentor dos trabalhos… Esse projeto foi discutido por várias administrações, mas nunca nenhum prefeito tomou peito de fazer essa obra. Então, parabéns mais uma vez pela iniciativa. Sugiro ao prefeito e ao “crá-crá” para tomarem alguma atitude e contratar médicos para atender a demanda do Hospital. Agora que tem mais vagas para estacionar, teremos mais pacientes. De nada adianta ter estacionamento e faltar médico…
Falando em atendimento na saúde, parece que a única que atendeu aos reclames aqui do “dega” foi à vereadora do Paraguaçu. Ouvindo o meu velho radinho de pilhas fui informado que ela mandou brasa para cima da “Saúde levado a Sério” e disse que está faltando médico no Hospital. Ela pediu providencias imediatas ao governo, para resolver esse problema. Vamos ver se o “competente” consegue dar condições de atendimento dignas na área de saúde ao nosso povo…
Falando em edis e Casa de Leis, o que está dando o maior bafafá na cidade é a enquete do “Romano”… O assunto abordado por ele é o projeto de aumento no número de vereadores na Casa de Leis de Itaiópolis, passando de 9 para 11. Pelo que andei escutando a enquete ta dando 8×2, ou seja, oito pessoas são contrárias ao aumento de vereadores e apenas duas são favoráveis. Esse tema abordado é delicado e causou muita polêmica no município de Jaraguá do Sul e está fervendo em Mafra também. Mas, como um contribuinte, vou aproveitar o ensejo e fazer algumas ponderações sobre esse tema. Acredito que muitas coisas ainda não são de conhecimento da nossa gente. Na realidade, o povo deduz que se aumentar o número de vereadores não vai sobrar dinheiro para as melhorias públicas. Não é bem assim. A Casa de Leis tem orçamento próprio de 6% da arrecadação do município. Isso significa que a grana vai ir para a Câmara de qualquer jeito. Geralmente, o que acontece é que esse orçamento não é totalmente gastado e a critério do presidente parte do din-din é devolvida a Casa Grande. Mas o que o “home” faz com o dinheiro que recebe a título de devolução da Casa de Leis??? O que é importante entender é que no passado a Casa de Leis já funcionava com 11 edis. No entanto, duas cadeiras foram suprimidas e hoje se pleiteia o retorno dessas cadeiras. Com certeza o meu povão terá mais representatividade política.
Aí tem algumas pessoas que falam: pra que mais dois vereadores se os que lá estão fazem pouco pelo município? Opa, vírgula. Assim como em qualquer órgão tem o competente e o incompetente. Nessa circunstância compete ao eleitor escolher candidatos bem instruídos, com boa formação para poder representá-los com credibilidade. Pra encurtar a história: a Casa de Leis tem orçamento próprio e sendo assim não importa o número de vereadores; pode ser 9, 11… Não sou a favor e nem contra esse projeto de aumentar o número de vereadores. Apenas estou mostrando o outro lado da moeda, que, talvez, alguns munícipes ainda não conhecem… Agora dizer também que as despesas não irão aumentar é mentira, pois todos sabem que 2 vereador a mais vai aumentar os gastos. Só que tem de se analisar o custo benefício, temos que ter representatividade com qualidade. Então sugiro aos nobres edis que diminuam seus salários para compensar a entrada de mais 2. Será que eles vão topar? Duvido.
Falando em Casa de Leis e assuntos políticos, andei escutando por aí um zun-zun, de que o das “Uvas” está indicando o dos “Picolés” para ser o gerente geral da Casa de Leis. Seria isso verdade??? Mas, pelo que estou sabendo esse cargo vai ser ocupado pelo “Chicão da Água”… Em minha opinião, para não desapontar o das “Uvas”, que pelo visto deve ser o vice do “bigode branco”, a administração Itaiópolis levado a sério deve arrumar algo lá dentro da Casa Grande para agradar o presidente do PPS… Será??? Vamos aguardar pra ver…
Antes de encerrar os meus reclames vou despejar mais um reclame que veio lá do Rio da Areia. Seria verdade que tem uma professora com a terceira série do ensino fundamental ministrando aulas em escola por lá??? Será que os nossos vereadores têm conhecimento desse fato??? E o executivo o que tema declarar sobre isto? Se questionamento for verdade realmente a educação do município também está sendo levado a sério?
E por hoje minha gente vou fechando a matraca. Semana que vem se Deus me permitir e o patrão autorizar estarei novamente aqui nas páginas do “mais lido”. Que Deus nos abençoe, nos ilumine e nos proteja hoje e sempre… Fiquem todos na graça do Senhor…
Abraçossssssssssssssssss
