O município de Itaiópolis já tem Sindicato próprio dos caminhoneiros. O Sindicam (Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos e Transportadores Autônomos de Bens de Itaiópolis) foi fundando no mês de abril de 2010. Segundo o presidente do Sindicam de Itaiópolis José Antônio de Lacerda (Zé do Carvão), 57 anos, a iniciativa surgiu a partir de um grupo de 20 caminhoneiros de Itaiópolis que teve o apoio da Federação dos Caminhoneiros de Porto Alegre juntamente com o Sindicam da cidade de Lages. Conforme Lacerda, o objetivo das entidades foi fundar o Sindicam em Itaiópolis assim como em outras regiões, mas em Itaiópolis e na região do Planalto Norte a entidade é única.
No mês de maio foi realizada a primeira assembleia com caminhoneiros de Itaiópolis, que criou oficialmente o Sindicam. A diretoria do Sindicam de Itaiópolis é formada por 12 membros, sendo o presidente José Antônio de Lacerda, secretário Karol de Lacerda, e tesoureiro Dionísio Stoltz. Ainda, fazem parte da diretoria mais três suplentes do conselho fiscal e três da diretoria. Até o momento o Sindicam de Itaiópolis não tem filiados, pois está aguardando a carta sindical, que já está tramitando no Ministério do Trabalho em fase de conclusão.
Como principais objetivos o Sindicam de Itaiópolis pretende realizar o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para pessoas físicas e jurídicas. O Sindicam está credenciado para realizar o registro na ANTT de outros municípios do Planalto Norte também. Segundo o presidente do Sindicam somente as entidades credenciadas podem fazer esse tipo de procedimento. O custo de registro na ANTT para pessoa física é de R$ 126,46. Além dos registros o Sindicam pretende defender os direitos e unificar a categoria. A outra meta é a realização de convênios para melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros.
Após a criação do Sindicam de Itaiópolis e de outros municípios, foi criada a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do estado de Santa Catarina. A sede da Federação é no município de Lages. Ainda, para fortalecer a categoria, o Sindicam de Itaiópolis, segundo o presidente, tem objetivo de formar uma cooperativa de transporte. O objetivo da cooperativa é defender preços do frete e amparar os autônomos na documentação necessária exigida para o transporte. “São coisas que o autônomo não tem condições de cumprir, principalmente as determinações contidas em resoluções especificas”, explica Zé do Carvão. Em Itaiópolis existem mais de 500 caminhões emplacados e o objetivo do Sindicam também é associar pelo menos 100 proprietários, de início.
