
Maquete da Casa do Imigrante esta exposta no hall de entrada da Prefeitura Municipal
Muitos turistas vêm ao nosso municÃpio motivado pela fruticultura, compras nas malharias e para visitar o Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu, tombado pelo IPHAN. Possuir um espaço para recepcioná-los, mostrar nossa história, nosso artesanato e disponibilizar a compra de produtos coloniais e artesanais é uma necessidade que se tornará realidade com a construção da Casa do Imigrante, que servirá como um Centro de Atendimento ao Visitante (turista).
A proposta é que a Casa seja TÃpica em homenagem aos imigrantes colonizadores de nosso municÃpio seja com varanda, telhado elevado devido ao sótão, lambrequins e guarda corpo, igual à maquete em exposição na Prefeitura Municipal.
Casa do Imigrante
Inicialmente surgiu a idéia de construir um espaço no centro da cidade para exposição e venda do artesanato de cunho cultural, por meio do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, do qual o municÃpio de Itaiópolis faz parte com as Pêssankas, Bordado Ucraniano e com o Wicinanki. Por outro lado, muitos produtores rurais do municÃpio solicitam um espaço para comercialização permanente de seus produtos no centro da cidade. Ainda, existe a necessidade de recepcionar os inúmeros visitantes que temos recebidos atualmente. Então somando todas as necessidades será construÃda a Casa do Imigrante será construÃda para suprir essas necessidades que suprirá todas estas necessidades.
O Projeto da Casa do Imigrante foi gentilmente doado pelo Arquiteto Dilson Jorge Bartsch, que passa a ser um dos colaboradores para a edificação da obra.
A maquete da Casa do Imigrante está exposta no hall de entrada da Prefeitura Municipal.

eu achei isso muito interessante