Com objetivo de iniciar as discussões sobre a possibilidade de desmembrar do território de Itaiópolis as comunidades de Rio da Lousa e Rio do Toldo, um grupo de moradores das respectivas comunidades esteve na Câmara de Vereadores, na última terça-feira, 30 de agosto, para apresentar documento de abaixo-assinado com cerca de 50 assinaturas endossando o pedido. A audiência envolvendo os moradores e vereadores de Itaiópolis iniciou às 15 horas. Do Legislativo de Itaiópolis participaram os parlamentares Wilson Marciniack (PPS), Guido Tureck (PMDB), Francisco Kuiava (PMDB), Orlando Zwarzerski (PSDB) e o secretário de viação e obras públicas, Claudinor Krajevski.
Das comunidades de Rio da Lousa e Rio do Toldo, região situada no extremo – sul do municÃpio participaram os moradores Vilmar e Janete Faissel, Noeli Speka, Volnei José Pereira e Rodolfo Carlos Martins. Representando o municÃpio vizinho de Victor Meirelles participou Gilberto de Carli.
As comunidades de Rio da Lousa e Rio do Toldo fazem divisa de território com Victor Meirelles, sendo cortada pelo Rio Itajaà do Norte. Segundo lideranças das comunidades, a expectativa era de que um grupo de 50 moradores prestigiasse a entrega do abaixo-assinado na Câmara de Itaiópolis, mas em decorrência do mau tempo, a viagem foi inviabilizada. No entanto, o principal pleito dos moradores é para que Itaiópolis aceite realizar o desmembramento das duas localidades, que passarão a fazer parte do municÃpio de Victor Meirelles, que já demonstrou interesse em absorver as comunidades.
A Gazeta de Itaiópolis entrevistou o vereador Wilson Marciniack (PPS), que é favorável ao desmembramento. Segundo o parlamentar, esse foi o primeiro passo para que efetivamente aconteça e ainda, o que é bom; pois Victor Meirelles está de acordo em integrar ambas as comunidades.
Conforme o vereador, os moradores reclamam da falta de assistência da Prefeitura de Itaiópolis, principalmente no tocante a manutenção da infraestrutura básica como as estradas vicinais. Os moradores relataram também os desafios vividos no dia-a-dia como, por exemplo, a travessia do Rio Itajaà de canoa, sem a devida segurança para levar alunos à escola mais próxima. Rio da Lousa e Rio do Toldo ficam distante a 75 quilômetros da sede urbana de Itaiópolis.
Comparado ao centro de Victor Meirelles a distância é de apenas 20 quilômetros. Para o vereador Marciniack (PPS), os maiores entraves a serem resolvidos é a parte burocrática do desmembramento. Será necessário projeto de lei e consenso entre os poderes Legislativos de Itaiópolis e de Victor Meirelles.
Depois de ajustado o acordo, é necessário o desmembramento ser homologado pela Assembleia Legislativa Catarinense (ALESC). Cerca de 40 famÃlias vivem em ambas as comunidades. “Sou favorável ao desmembramento. Não estamos assistindo bem aqueles moradores e como o municÃpio de Victor Meirelles está interessado temos que facilitar o processo. Serei o mediador para que os demais vereadores também sejam convencidos a votar favorável a esse pleito. Isso tudo pelo bem comum do povoâ€, explica o vereador Wilson.
