Multidão festeja Corpus Christi

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 24/06/2011 - 23h21

Uma multidão de pessoas, fiéis da igreja católica, se reuniu em festa para comemorar o dia de Corpus Christi, na última quinta, 23 de junho. As comemorações da igreja matriz da Medalha Milagrosa iniciaram na madruga de quinta-feira, com a confecção dos tradicionais tapetes e a montagem do altar para a celebração da missa campal, que ocorreu na esquina das Ruas Rui Barbosa e Osmar Semmer (em frente às obras de construção da nova igreja). O tapete, confeccionado pelas comunidades católicas ganhou as Ruas Osmar Semmer, Alfredo Fernandes Luiz e Avenida Getúlio Vargas. Pelo menos 800 metros de tapete foram produzidos. Neste ano, os tapetes ficaram reduzidos a simplicidade, onde o “TNT†tomou o lugar da serragem colorida. Os fieis utilizaram para produzir os pequenos painéis do tapete imagens sacras, recortes, muito verde, flores e alimentos. Todos esses objetos foram depositados de maneira artística sobre o TNT, que forrou o miolo da via, para a passagem de Jesus Cristo, simbolizado na Eucaristia. A cerimônia religiosa iniciou às 9h 30, e foi conduzida pelos padres Erico Schelbauer e Donizete Henrique Pereira, além de um diácono e um padre da cidade de Jacarezinho. Uma multidão se juntou e celebrou com fé os atos da cerimônia. A liturgia e o sermão da igreja focaram a fé e a Eucaristia, como o verdadeiro corpo e sangue de Jesus Cristo. Depois de encerrada a cerimônia, a multidão seguiu em procissão pelas ruas do centro. Quatro altares foram confeccionados para receber a Eucaristia, que representa o corpo e o sangue. Os altares foram fixados nos quatro pontos cardeais do município (Norte, Sul, Leste e Oeste). A produção dos arranjos ficou a cargo das lideranças da paróquia da Medalha Milagrosa. A produção do tapete já é tradição em Itaiópolis.

 

A procissão dos fiéis encerrou por volta das 12 horas, com a benção dos veículos, motos e caminhões. Todo o evento festivo foi animado pela Banda Eletro Som Sete. Para o almoço a cozinha ofertou iguarias impares como, por exemplo, pratos típicos da cultura polaco-ucraniana. 107 costelas bovinas foram assadas. Isso representa um total de 550 quilogramas de carne. Segundo os churrasqueiros Amarildo Pietruka, Lindomar Caniato e Eloir Schmokel foram necessárias sete horas de fogo. As costelas foram sorteadas e o lucro será aplicado na construção da nova Igreja Matriz da Medalha Milagrosa. Os três churrasqueiros enfrentaram muita fumaça, calor e irritação nos olhos, mas por motivo nobre: ver concluída a nova igreja, que é o sonho sendo realizado dos católicos de Itaiópolis.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.