Na Cohab Bom Jesus falta tudo

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 21/08/2010 - 11h31

Moradores do Conjunto Habitacional se sentem marginalizados pelo poder Público e reclamam da falta de saneamento básico, transporte escolar, manutenção das ruas e a falta de um posto de saúde

Com 126 famílias, o Conjunto Habitacional (Cohab) do bairro Bom Jesus, também está carente em investimentos de infraestrutura básica mínima. Basta circular pelas ruelas do conjunto, para se observar ruas esburacadas, “bocas de lobo” quebradas, pavimentação asfáltica parcial e comprometida, além de esgoto doméstico correndo a céu aberto. Na Cohab existe sistema de captação de águas pluviais em parte das ruas e, segundo moradores, existem dois tipos de tubulação; uma em cada lado das ruas, ou seja, de um lado tubos em concreto e de outro lado tubos em PVC (plástico). No entanto, o que constrange os moradores que vivem no Conjunto é a obstrução do sistema de esgoto.

“Estamos cansados de pedir para que a Prefeitura tome providencias”, disse Olevina Domingues, 59 anos, que vive na Cohab há 18 anos. O Conjunto Habitacional Bom Jesus foi fundado há 20 anos e do jeito que foi edificado permanece estagnado, sem a manutenção mínima necessária. “Nós não temos sequer posto de saúde e o nosso centro comunitário se transformou em pré-escolar”, explica Olevina.

Além dos vários problemas de infraestrutura mínima, que marginalizam moradores de bairros periféricos, como é o caso dos Conjuntos Habitacionais e alguns loteamentos como o Priscila, no Centro, os moradores reclamam da falta de transporte escolar no bairro. “Vocês precisam ver como é grande o número de alunos que transitam a pé até a escola municipal Bom Jesus, que fica a dois quilômetros da Cohab”, contou Izabel Aparecida Mendes, 51 anos, que vive na Cohab há 15 anos. Segundo alguns moradores, a Prefeitura promete resolver o problema do saneamento básico no Conjunto, mas não diz quando vai iniciar o trabalho.

A Cohab do Bom Jesus não dispõe de fossa receptora coletiva, para depósito de dejetos humanos. A vereadora Marlete Arbigaus (PP), assim como fez visitas ao Conjunto Habitacional do Bairro Lucena, que também enfrenta vários problemas com saneamento, visitou moradores da Cohab Bom Jesus e recebeu das mãos de Olevina e Izabel um abaixo-assinado com mais de oitenta assinaturas pedindo providências no sistema de esgoto sanitário do conjunto. A vereadora disse que vai intermediar junto a Câmara, para que o pleito popular seja encaminhado a Prefeitura e resolvido, com brevidade.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.