Acompanhando o contraste com a realidade do município, que o projeto de lei complementar número 004 de 18 de novembro de 2010 causou, o Partido da República (PR), enviou na última segunda-feira, 13 de dezembro, moção de protesto em contrariedade ao enunciado do referido projeto, que visa aumentar os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município.
Segundo a nota, que foi lida durante a sessão legislativa, o PR acredita que o projeto não reflete a realidade do povo de Itaiópolis, devido à desigualdade social e econômica existente no município. O partido recomendou ainda que as autoridades municipais busquem pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local, antes de aplicar qualquer tipo de imposto que possa comprometer a renda das famílias. A diretoria do Partido da República se manifestou contra o projeto de lei complementar 004 e disse que os políticos que se posicionarem a favor do projeto podem estar comprometendo o próprio futuro.
O partido disse que está preocupado com a opinião pública, pois sabe que outros municípios que aumentaram os valores do IPTU além da inflação sofreram criticas e desaprovação, perante a opinião popular. A carta de protesto foi assinada pela diretoria do Partido da República de Itaiópolis.
