Pavimentação de ruas no bairro Bom Jesus: um ano de promessa

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 23/06/2013 - 22h30

Cerca de um ano já se passou e a população do bairro Bom Jesus continua a esperar pelo calçamento de pelo menos nove ruas, assim como anunciado pelo ex-prefeito ano passado, no mês de julho.

A população do bairro Bom Jesus participou em meados de 2012, na escola do referido bairro, de uma reunião promovida pelo poder executivo com a participação de diretores da Caixa Econômica Federal. Naquela ocasião, foi explicado aos moradores sobre o projeto em geral, o porquê de o bairro Bom Jesus ser escolhido, quais as ruas que seriam pavimentadas, os materiais que seriam utilizados para a pavimentação e também o cronograma de inicio das obras de calçamento.

Segundo o ex-prefeito do município, as obras de pavimentação deveriam ter iniciado ainda em setembro do ano passado, mas nada aconteceu. Segundo informações da Prefeitura de Itaiópolis, naquele ano de 2012 o executivo abriu licitação, mas não houve empresa participante e a licitação foi data por deserta. Nova licitação foi aberta sendo que houve uma empresa vencedora.

A obra até chegou a ser iniciada no final do ano passado, mas de repente foi paralisada. Segundo informações, a empresa vencedora e que deveria de executar todo o calçamento estaria falida, ou seja, em concordata.

Alguns materiais chegaram a ser levados na rua Henrique Plautz como areia, tijolos e tubos em concreto. Até uma vala em parte desta rua foi aberta, mas o trabalho foi paralisado e o material abandonado as margens da via pública.

A população, especialmente os moradores do bairro Bom Jesus continuam a esperar pelo calçamento das vias, assim como prometido pelo ex prefeito Hélio Wendt em 2012.

Já se passaram cerca de seis meses do atual governo e os moradores do bairro Bom Jesus continuam a esperar, sem saber quando a obra vai ser retomada. A reportagem da Gazeta de Itaiópolis conversou com a assessoria de gabinete do atual prefeito.

Segundo o assessor do gabinete, o prefeito não vai executar a obra de acordo com o projeto deixado pelo ex-prefeito porque os moradores terão de pagar pelo calçamento. Segundo a Prefeitura, a população do bairro não foi informada naquela época de que haveria custos.

A Prefeitura, segundo a assessoria do prefeito, não tem interesse em executar o projeto existente porque vai endividar o município em longo prazo, ou seja, o dinheiro oriundo do FGTS através da Caixa Econômica Federal será emprestado, portanto, terá de ser devolvido em longo prazo e quem vai pagar essa conta é o poder executivo, segundo a assessoria do atual prefeito.

Segundo o chefe do gabinete do prefeito, a idéia do atual executivo é fazer a licitação de uma máquina para confeccionar lajotas e tubos em concreto.

Conforme a assessoria de Gervásio, a proposta é fabricar as lajotas e os tubos por conta própria, contando com a mão-de-obra dos próprios servidores públicos reduzindo assim, os custos das obras de pavimentação.

Também segundo a assessoria do atual prefeito, já está em vista o processo licitatório para a aquisição da máquina. A proposta da Prefeitura é fazer o calçamento das ruas do bairro Bom Jesus sem que os moradores precisem pagar ou o município fique endividado em longo prazo.

Por outro lado, enquanto a licitação da máquina não acontece, os moradores do bairro Bom Jesus ficam a cada dia mais impacientes com a paralisação da obra. A reportagem da Gazeta de Itaiópolis ouviu o empresário Cládio Grosskopf, 43 anos.

O empresário mora as margens da rua Henrique Plautz, no bairro Bom Jesus, há 12 anos. Há pelo menos dez anos ele tem um estabelecimento comercial neste endereço. O empresário disse a Gazeta de Itaiópolis que pretende abrir uma loja, mas em virtude da rua ser de chão batido está impossibilitando o investimento.

O empresário, assim como muitos dos moradores, está reclamando da obra paralisada e não se opõe a pagar pelo calçamento. “Desde que saia o calçamento eu estou disposto a pagar para a Prefeitura”, disse Grosskopf.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. tink

    POLACO num intendi o que voce falo !

  2. POLACO

    Se o prefeito não nem licitação para viso de rádio, não vai fazer para comprar a máquina de lajotas. primeiro tem que ser o aparelho que cura tudo.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.