PM de Itaiópolis conta com aliada: “Cacau” já está preparada para localizar entorpecentes

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 04/09/2010 - 16h28

Já está no canil do Destacamento da polícia militar de Itaiópolis a cachorra que atende pelo nome de Cacau. O animal será utilizado para a localização de entorpecentes (craque, maconha, cocaína, haxixe), em operações de rua da PM. A Gazeta de Itaiópolis foi até o destacamento e entrevistou o soldado Claiton Jesus Carvalho, que recebeu treinamento de sinotecnia, para lidar com o animal. No pátio do destacamento da polícia militar, o soldado fez demonstração das habilidades de Cacau, na localização do “pacote” de entorpecentes.

A cachorra mostrou agilidade e precisão na localização das drogas, que eram escondidas em lugares alternados pelo soldado Claiton. O soldado foi enviado para a cidade de São José, na grande Florianópolis, onde fez um estágio de 60h no canil central da PM. Claiton disse a Gazeta que ficou impressionado com a capacidade dos animais em auxiliar operações da polícia militar. No curso que fez, foram repassadas técnicas de faro de entorpecentes, busca em matas, faro de explosivos, a teoria e a prática sinotecnica e noções de veterinária. O curso foi ministrado entre os dias 16 a 20 de agosto de 2010.

Na opinião do soldado, que está qualificado para trabalhar com as habilidades de Cacau, a polícia militar hoje perde muito, se não contar com o apoio de cães, principalmente para busca (localização) de pessoas na mata. “Os cães são precisos nesse tipo de operação e, no nosso caso, a Cacau está devidamente preparada para localizar entorpecentes”, explicado Claiton. A polícia militar deve iniciar operações muito em breve, contando com o apoio da inteligente e doce Cacau, que vai contribuir muito no combate ao tráfico de drogas no município.

Claiton salientou que cada cão é treinado para determinada situação, e no caso de Cacau, somente para a localização de drogas, mas, tem animais que localizam explosivos, que são de mais iniciativa, para o policiamento de rua, por exemplo. No entanto, qualquer animal que é treinado para apoiar as operações policiais só age sob comando de um policial. “O curso que realizei no canil da PM, em São José, foi muito bom e o cão é uma ferramenta fundamental no trabalho da polícia”, finalizou o soldado Claiton.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.