No último dia 14 a Câmara de Vereadores de Itaiópolis recebeu um oficio do Instituto de Previdência do Município de Itaiópolis. O documento solicita a abertura de investigação referente ao pagamento de Férias, abono pecuniário e 13° salário pago a servidores efetivos que ocuparam e que ocupam cargos comissionados no período de janeiro de 2009 até a presente data no quadro de pessoal da Prefeitura Municipal e Fundação Hospitalar Santo Antônio.
Segundo a presidente do IPMI, o oficio enviado pelo presidente do Conselho Administrativo do Instituto causou estranheza, pois o sistema de folha de pagamento utilizado pelo IPMI é o mesmo utilizado pela Prefeitura Municipal de Itaiópolis. De acordo com Kelly Marise Witt Mirek, presidente do IPMI, todos os lançamentos que são feitos no Instituto de Previdência são verificados antes, junto ao setor de pessoal da Prefeitura e também com a Betha Sistemas. “É isso que foi feito quando do pagamento das férias da presidenta do IPMI”, trecho extraído do ofício.
“Se há erro no pagamento de férias e abono pecuniário no IPMI, não posso afirmar, pois o mesmo vem acontecendo a muitos anos na Prefeitura Municipal como, por exemplo, no cargo de Administrador Hospitalar, o servidor efetivo esteve por nove meses no cargo comissionado e recebeu férias e abono pecuniário referente ao valor de comissionado”, citação baseada no documento do IPMI protocolizado na Câmara.
Ainda, segundo Kelly Marise Witt Mirek, ao analisar e conferir valores de Contribuições Previdenciárias notou que em uma determinada Secretaria Municipal, uma servidora efetiva recebeu 13° salário integral, quando estava ocupando o cargo de secretária há apenas dois meses, e no terceiro mês ocupando cargo comissionado, recebeu também as férias e abono pecuniário no valor de comissionada.
