
Pelo menos 11 produtores rurais de Itaiópolis, que fazem parte do programa Produtor 10 da Universal Leaf Tabacos (ULT), participaram nos últimos dias 01, 02 e 03 de dezembro de um curso de NR 31. O treinamento, com carga horária de 20h, foi ministrado por Robson Luis Cunha engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e também no Sindicato Rural de Itaiópolis. Agricultores das localidades de Rio Vermelho, Rio do Tigre, Distrito de Itaió, São Lourenço e Rio da Estiva, que compõem o programa produtor 10 participaram do evento. Os agricultores são mobilizados pelo orientador agrícola do programa produtor 10, Everton Marafon, que é funcionário da empresa ULT e que atua diretamente no seio das propriedades rurais que participam do programa.
No curso de aplicação de agrotóxico (NR 31), os agricultores foram informados sobre a correta aplicação dos agrotóxicos, calibragem de pulverizadores de barra (trator) e costal; uso e manuseio do Equipamento de Proteção Individual (EPI), classificação de agrotóxicos, tipos de bicos e o uso apropriado deles para cada tipo de defensivo agrícola. Os agricultores aprenderam também os riscos que causam os agrotóxicos à saúde humana, contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
O programa Produtor 10 da ULT é desenvolvido em parceria com a Epagri, Fetaesc e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis. O programa permite a Universal Leaf Tabacos agir diretamente na propriedade. Através de relacionamento mútuo entre a empresa e o agricultor, é instigado à aplicação de técnicas de organização das propriedades, limpeza e consequentemente, melhoria na qualidade de vida do colono e de sua família. O programa desenvolvido com alguns produtores de Itaiópolis já apresenta resultados positivos. O agricultor está motivado e atravessando um contínuo processo de melhoria na propriedade.
O trabalho em Itaiópolis é desenvolvido por Everton Marafon, que dia-a-dia, leva as propriedades o lema da ULT em alavancar melhores condições de vida ao homem do campo que atua na atividade da fumicultura. Bom exemplo, do trabalho de Marafon, foi à participação dos agricultores no curso de NR 31. Os participantes receberam alimentação, que é custeada pelo Senar através do Sindicato Rural. O treinamento de NR 31 visa atualizar os produtores e orientar de maneira geral sobre os males do agrotóxico e a sua correta utilização no campo. Segundo Marafon, o programa produtor 10 em Itaiópolis deu uma desacelerada nos últimos dias, devido ao período de safra do tabaco, mas está dentro do cronograma da ULT.
