
Os professores das redes municipal e estadual de ensino de Itaiópolis, ativos e aposentados, receberam uma homenagem durante a última sessão do poder Legislativo Municipal. O ato foi promovido pela vereadora Marlete Arbigaus (PP), que também é professora, em alusão ao dia do professor, comemorado no último dia 15 de outubro.
A sessão da Câmara, do dia 17 de outubro, foi prestigiada pelos professores, inclusive por inativos. A vereadora utilizou um telão multimídia para transmitir uma mensagem de valorização e reconhecimento da profissão de ser educador. A mensagem incentivou a categoria, que é responsável pelo crescimento e pelo desenvolvimento intelectual de uma sociedade.
Após encerrar a mensagem, a vereadora Marlete discursou e disse que o ano de 2011 ficará marcado na memória dos professores do município, pois a categoria se uniu e promoveu uma paralisação e greve com intenção de buscar direitos trabalhistas e melhores salários.
A vereadora explicou que após a promoção da greve no município, principalmente na área da educação, houve um grande desgaste para os usuários dos serviços públicos, mas somente assim a Prefeitura se sensibilizou e atendeu um dos pleitos dos professores, que é justamente o inicio da reelaboração do plano de carreira, cargos e salários do magistério municipal.
De acordo com a vereadora, o poder Executivo já apresentou a categoria de professores o plano de carreira reelaborado. O novo formato foi entregue aos professores do município, que estão discutindo em grupos, e apresentando as considerações e as novas contrapropostas.
Após receber as novas sugestões dos professores, quanto à formatação final do plano de carreira, cargos e salários, a Prefeitura deve estudar a viabilidade e a possibilidade das sugestões. Depois de concluída a redação final, com consenso de ambas as partes, o plano segue para análise e aprovação do poder Legislativo.
Na Câmara, o plano poderá ser alterado, se necessário. Após aprovado pela Casa Legislativa, o plano do Magistério retorna para a Prefeitura para a sanção do prefeito. A expectativa é de que passe a vigorar, o novo plano, a partir de janeiro de 2012. A vereadora também disse que a iniciativa dos professores, em se unir e batalhar pelos seus direitos, também deve servir de exemplo aos demais servidores públicos, que pretendem reclamar seus direitos trabalhistas. A vereadora, ao final dos trabalhos no poder Legislativo, fez a entrega de um cartão de mensagem e de uma lembrança para cada um dos professores presentes a solenidade.
