Programa “Com Licença Vou à Luta”, beneficia mulheres de Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 04/08/2012 - 11h08

O Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão filiado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), começam a capacitar mulheres do município, por meio do programa “Com Licença vou à luta”.

Segundo o presidente do sindicato, Dr. Mauro Kazmierczak, a capacitação iniciou na última terça-feira (31) e os demais módulos estão previstos para os dias 7, 21 e 28 de agosto e 4 de setembro. A ação envolve 15 mulheres e é desenvolvida no salão comunitário de Poço Claro e conta com o apoio também com apoio da empresa Souza Cruz.

Para facilitar o aprendizado e otimizar o tempo das participantes, o programa tem duração de cinco semanas, sendo aplicado um módulo de oito horas a cada semana. As etapas seguem a metodologia desenvolvida para que os temas sejam trabalhados objetivamente e aplicados à realidade de cada propriedade e à vida das participantes. Os módulos totalizam 40 horas e abordam: empreendedorismo; gestão financeira, liderança, relações interpessoais e trabalho em equipe; conhecimento sobre direito trabalhista e planejamento de negócio.

A iniciativa visa habilitar mulheres rurais a empreenderem na atividade de administração; desenvolver competências de gestão para aplicação no seu próprio negócio, considerando as oportunidades que estão à volta; elaborar um plano de negócios compatível com a realidade das propriedades rurais e implementá-lo ao final do Programa; proporcionar atividades que possibilitem a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida e contribuir para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão.

Os conteúdos abordam características do empreendedor, autoconhecimento e conceitos para elaboração do diagnóstico da propriedade rural; conceitos financeiros, custo fixo e variável, depreciação, fluxo de caixa; elaboração da FOFA (ferramenta de planejamento) e estudo de mercado, visando a melhoria ou a inovação de alguma atividade; noções básicas de legislação trabalhista, ambiental e sanitária; processo de liderança, características do líder, estilos de liderança, relações interpessoais e a construção de relacionamentos por meio de dinâmicas e vivências.

De acordo com a Secretária do Sindicato dos Produtores Rurais, Marise Dynarowski “a intenção do programa é elevar a autoestima das mulheres, despertando o potencial pessoal e profissional,  proporcionando a independência financeira, assim construindo a autoconfiança e o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão e a qualidade de vida”.

Neste mês também sendo desenvolvidos outros cursos que fazem parte do Programa de Inclusão Digital; Promoção Social-PS e Formação Profissional – FPR.

Mais informações pelo telefone 3652-2050 ou pelo e-mail sritaiopolis@faesc.com.br ou na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, ao lado da Prefeitura Municipal.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.